Buscar

Como tal processo de aquisição desse conhecimento poderia ser explicado pela teoria de Piaget? O processo de assimilação leva a ação e o pensament...

Como tal processo de aquisição desse conhecimento poderia ser explicado pela teoria de Piaget?

O processo de assimilação leva a ação e o pensamento a se acomodarem a estes, ou seja, o sujeito é impelido a transformar suas estruturas cognitivas prévias, com o intuito de ajudar-se a cada nova experiência.
Ao equilíbrio destas assimilações e acomodações Piaget denominou adaptação, pois o desenvolvimento mental se dará no sentido de promover uma adaptação mais precisa à realidade.
Cada estágio é caracterizado por estruturas originais que o distingue dos anteriores. A essência dessas estruturas vai se mantendo nos estágios seguintes.
O primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo vai aproximadamente de zero a dois anos de idade, sendo denominado de período sensório-motor. Marcado por extraordinário desenvolvimento mental, é fundamental para a evolução psíquica do sujeito, porque representa através da percepção e dos movimentos, a conquista pela criança de todo o universo prático no qual ela está inserida.

Essa pergunta também está no material:

psicologia do desenvolvimento
165 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a teoria de Piaget, o processo de aquisição de conhecimento ocorre por meio da assimilação e acomodação. A assimilação é o processo pelo qual o sujeito incorpora novas informações em suas estruturas cognitivas prévias, enquanto a acomodação é o processo pelo qual o sujeito modifica suas estruturas cognitivas para acomodar as novas informações. No estágio sensório-motor, que ocorre aproximadamente de zero a dois anos de idade, a criança adquire conhecimento por meio da percepção e dos movimentos. Nesse estágio, a criança começa a entender que suas ações têm consequências e começa a desenvolver a noção de causa e efeito. Além disso, a criança começa a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objetos e eventos que não estão presentes em seu ambiente imediato. Cada estágio do desenvolvimento cognitivo é caracterizado por estruturas originais que o distinguem dos estágios anteriores. A essência dessas estruturas é mantida nos estágios seguintes, mas elas se tornam mais complexas e sofisticadas à medida que o sujeito se desenvolve cognitivamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais