Buscar

2. Compare o argumento de Heckscher-Ohlin e David Ricardo para a existência de vantagens comparativas. O Modelo Ricardiano de vantagens comparativ...

2. Compare o argumento de Heckscher-Ohlin e David Ricardo para a existência de vantagens comparativas.

O Modelo Ricardiano de vantagens comparativas pressupõe uma economia de fator único (trabalho), de modo que o custo de produção de um bem é contabilizado em termos de horas necessárias.
Contudo, a escolha de cada país acerca da especialização decorre da avaliação dos ganhos de comércio internacional, dado termos de troca definidos dentro de um intervalo que compense tal escolha.
Já no modelo de Hecksher-Ohlin, as vantagens comparativas são identificadas por uma avaliação interna, uma vez que o processo de produção envolve dois fatores de produção (trabalho e capital).
Isto é, os países se especializam na produção do bem intensivo no fator relativamente abundante internamente.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercícios - Teoria Clássica do Comércio Internacional
5 pág.

Economia Internacional Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O modelo de vantagens comparativas de David Ricardo se baseia na ideia de que um país deve se especializar na produção de bens em que possui uma vantagem comparativa em relação a outros países, ou seja, em que possui um custo de produção mais baixo. Essa vantagem comparativa pode ser explicada pela diferença na produtividade dos fatores de produção, como a terra, o trabalho e o capital. Já o modelo de Heckscher-Ohlin se baseia na ideia de que os países se especializam na produção de bens que utilizam intensivamente os fatores de produção que possuem em abundância. Por exemplo, um país com muita mão de obra barata tende a se especializar na produção de bens intensivos em trabalho, enquanto um país com muitos recursos naturais tende a se especializar na produção de bens intensivos em capital. Em resumo, enquanto o modelo de Ricardo se concentra na produtividade dos fatores de produção, o modelo de Heckscher-Ohlin se concentra na abundância dos fatores de produção.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais