Buscar

De acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde – SUS – NOAS – SUS 01/02 não podemos afirmar que: a) O dever do Estado não exclui o das p...

De acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde – SUS – NOAS – SUS 01/02 não podemos afirmar que:

a) O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
b) Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
c) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
d) À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) não compete participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual;
e) Dever-se-á obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho. c) O Fundo nacional de Saúde serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
d) Para receberem os recursos, de que trata o art.3º desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4º do art. 33 da Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990.
e) N.d.a.

Essa pergunta também está no material:

Prova Pref. CubatiPB - ASPERHS - 2007 - para Enfermeiro.pdf
8 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não podemos afirmar de acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde – SUS – NOAS – SUS 01/02 é a letra D: À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) não compete participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual. Na verdade, compete sim à direção municipal participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulação com sua direção estadual.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina