Buscar

Utilizando a figura abaixo, explique os principais mecanismos relacionados à manutenção do volume do líquido extracelular. O sistema renina-angiot...

Utilizando a figura abaixo, explique os principais mecanismos relacionados à manutenção do volume do líquido extracelular.

O sistema renina-angiotensina-aldosterona atua no rim, causando a diminuição da perfusão renal, diminuindo a carga de Na+ na mácula densa, aumentando a liberação de renina, que é convertida em angiotensina I, que é convertida em angiotensina II através da ECA, a angiotensina II estimula a liberação de aldosterona que aumenta a reabsorção de sódio, aumentando o volume circulatório, aumenta a liberação de ADH, causando sede.
O sistema nervoso simpático causa vasoconstrição renal, que reduz o fluxo sanguíneo renal e TFG, reduzindo a excreção de sódio e consequentemente volume.
O ADH aumenta a reabsorção de Na+ e água, a urina fica mais concentrada e com volume diminuído.
O peptídeo atrial natriurético causa vasodilatação generalizada, diminuindo a PA, nos rins ocorre a vasodilatação de arteríola aferente, o fluxo sanguíneo no glomérulo aumenta, aumentando a TFG, eliminando mais Na+ e água, consequentemente reduz a volemia e PA, a urina fica mais clara e com maior volume.

Essa pergunta também está no material:

estudo dirigido renal
10 pág.

Fisiologia Humana I Universidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade Estadual do Oeste do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema renina-angiotensina-aldosterona é um dos principais mecanismos relacionados à manutenção do volume do líquido extracelular. Ele atua no rim, causando a diminuição da perfusão renal, diminuindo a carga de Na+ na mácula densa, aumentando a liberação de renina, que é convertida em angiotensina I, que é convertida em angiotensina II através da ECA. A angiotensina II estimula a liberação de aldosterona que aumenta a reabsorção de sódio, aumentando o volume circulatório e a liberação de ADH, causando sede. O sistema nervoso simpático também é um mecanismo importante, pois causa vasoconstrição renal, que reduz o fluxo sanguíneo renal e TFG, reduzindo a excreção de sódio e consequentemente volume. O ADH é outro mecanismo que aumenta a reabsorção de Na+ e água, a urina fica mais concentrada e com volume diminuído. Por fim, o peptídeo atrial natriurético causa vasodilatação generalizada, diminuindo a PA. Nos rins ocorre a vasodilatação de arteríola aferente, o fluxo sanguíneo no glomérulo aumenta, aumentando a TFG, eliminando mais Na+ e água, consequentemente reduz a volemia e PA, a urina fica mais clara e com maior volume.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais