Buscar

O Quattrocento assiste profundas mudanças na arquitetura, provocadas por nomes como Brunelleschi (Filippo Brunelleschi 1377—1446) , Michelozzo (Mic...

O Quattrocento assiste profundas mudanças na arquitetura, provocadas por nomes como Brunelleschi (Filippo Brunelleschi 1377—1446) , Michelozzo (Michelozzo di Bartolommeo Michelozzi 1396–1472) , Alberti (Leon Battista Alberti 1404–1472, Bramante (Donato Bramante 1444–1514) e Michelangelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni 1475–1564). Brunelleschi foi um dos grandes inovadores ao propor o projeto da Cúpula da Igreja de Santa Maria del Fiore. Foi o primeiro a estudar as ruínas em Roma, passando a adotar formas arquitetônicas greco-romanas em seus projetos. Assinale a alternativa que apresente informações corretas a respeito da arquitetura renascentista:


A) A Arquitetura Renascentista é marcada pelo exagero das formas e pela ampla utilização de ouro no interior das igrejas.
B) As principais construções da Arquitetura Renascentista são as pirâmides construídas para abrigar os corpos dos faraós após sua morte.
C) Como a Igreja perde seu poder durante o Renascimento, a principal função da Arquitetura Renascentista é exaltar a indústria.
D) A Arquitetura Renascentista é marcada pela construção de igrejas robustas, com poucas entradas de luz e paredes grossas para resistir aos ataques bárbaros.
E) A Arquitetura Renascentista se caracteriza pela racionalidade, pelo equilíbrio e pela simplicidade.

Essa pergunta também está no material:

PROVA PRESENCIAL - 1 CHAMADA - HISTÓRIA DA ARTE
12 pág.

História da Arte I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: A Arquitetura Renascentista se caracteriza pela racionalidade, pelo equilíbrio e pela simplicidade. Durante o Renascimento, houve uma retomada dos valores da Antiguidade Clássica, com a busca pela harmonia e proporção nas construções, além da utilização de elementos arquitetônicos greco-romanos. A simplicidade e a racionalidade também eram valorizadas, em contraposição ao exagero e à ornamentação excessiva do estilo gótico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais