Buscar

Agildo, condômino, promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face do Condomínio Solar. Postula a obrigação de não fazer pelo r...

Agildo, condômino, promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face do Condomínio Solar. Postula a obrigação de não fazer pelo réu, que ameaça construir uma casa de caseiro em local inadequado no terreno do condomínio, como comprova o laudo de um engenheiro contratado como consultor dos condôminos. Na inicial requer a tutela antecipada, diante da presença dos pressupostos para a sua concessão. Citado regularmente, o réu oferece contestação e impugna a pretensão de tutela de urgência:
Indaga-se:
a) Trata-se de que tutela inibitória? Justifique.
R: Sim, trata-se de tutela inibitória o autor promove a ação de conhecimento postulando a obrigação de não fazer nos termos do art. 461 CPC. O juiz concederá a tutela especifica em virtude do pedido liminar do autor e determinará as providencias para assegurar o resultado prático equivalente ao adimplemento. Se fosse para requisitos autorizadores da prova inequívoca e verossimilhança que nada mais é do que o fumus boni iuris e perinculum in mora, ai seria o pedido de antecipatória de tutela art. 273 CPC.

b) pode ser concedida sem ouvir o réu?
R: Sim, desde que haja relevante fundamento e haja receio de ineficácia do provimento. A liminar inaudita autera parte é uma forma de antecipação da tutela concedida no inicio do processo sem que o réu seja ouvido.

O autor promove a ação de conhecimento postulando a obrigação de não fazer nos termos do art. 461 CPC.
O juiz concederá a tutela especifica em virtude do pedido liminar do autor e determinará as providencias para assegurar o resultado prático equivalente ao adimplemento.
A tutela inibitória é concedida com base nos requisitos autorizadores da prova inequívoca e verossimilhança.
A liminar inaudita autera parte é uma forma de antecipação da tutela concedida no inicio do processo sem que o réu seja ouvido.
A tutela inibitória pode ser concedida sem ouvir o réu desde que haja relevante fundamento e haja receio de ineficácia do provimento.
a) V, V, F, F, V
b) F, F, F, V, V
c) F, V, F, F, V
d) V, F, F, V, F
e) V, F, V, F, V

Essa pergunta também está no material:

Exercicio Aula 1 a 12. 1
16 pág.

Processo do Trabalho Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) V, V, F, F, V".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais