Buscar

Leia o trecho a seguir: “Instrumentalizada a partir da teoria estruturalista do subdesenvolvimento periférico, a agenda de reflexão inaugurada pel...

Leia o trecho a seguir:

“Instrumentalizada a partir da teoria estruturalista do subdesenvolvimento periférico, a agenda de reflexão inaugurada pela CEPAL compunha-se do diagnóstico da profunda transição que se observava nas economias subdesenvolvidas latino-americanas: tratava-se da passagem de um modelo de crescimento primário-exportador ao modelo de “desenvolvimento para dentro”. Dentro desse escopo, o que os principais autores da CEPAL propunham era um modelo de desenvolvimento pela via industrial, uma vez que entendiam que a industrialização era o elemento aglutinador e articulador do desenvolvimento, progresso, modernidade, civilização e democracia política, além deste ser o único modelo capaz de superar a tendência permanente à deterioração dos termos de troca, que desfavorece os países exportadores de bens primários ao transferir renda da periferia em direção ao centro”.

Sobre o conceito de “desenvolvimento para dentro” é correto afirmar que:

As economias centrais ou desenvolvidas são dependentes da exportação de produtos primários (minérios e agrícolas) e, por isso, possuem um desenvolvimento para dentro, visto que as etapas para os seus respectivos desenvolvimentos econômicos são moldadas pela dinâmica externa.
As relações de dependência entre países de centros e periféricas, dentro do contexto citado, não podem ser analisadas.
As economias centrais ou desenvolvidas têm um desenvolvimento para dentro, os investimentos da indústria de bens capitais (máquinas, siderurgia etc.) nucleiam toda a economia, de modo a intensificar a dinâmica do mercado interno, além de atender ao mercado externo.
As economias periféricas ou subdesenvolvidas têm um desenvolvimento para dentro, os investimentos da indústria de bens capitais (máquinas, siderurgia etc.) nucleiam toda a economia, de modo a intensificar a dinâmica do mercado interno, além de atender ao mercado externo.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas a afirmativa IV está correta.
e. A afirmativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 (A2)
11 pág.

Economia Social I FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. A afirmação correta é: "As economias periféricas ou subdesenvolvidas têm um desenvolvimento para dentro, os investimentos da indústria de bens capitais (máquinas, siderurgia etc.) nucleiam toda a economia, de modo a intensificar a dinâmica do mercado interno, além de atender ao mercado externo". O conceito de "desenvolvimento para dentro" se refere à ideia de que as economias periféricas ou subdesenvolvidas devem se concentrar no desenvolvimento de sua própria indústria e mercado interno, em vez de depender exclusivamente da exportação de produtos primários para as economias centrais ou desenvolvidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais