Buscar

20. (CESPE 2019) ​No que se refere a conceitos e consequências da prescrição e da decadência, é correto afirmar que a) a decadência atinge diretam...

20. (CESPE 2019) ​No que se refere a conceitos e consequências da prescrição e da decadência, é correto afirmar que

a) a decadência atinge diretamente o direito de ação e, assim, faz desaparecer o direito tutelado, ao passo que a prescrição, ao atingir o direito tutelado, tem como consequência a extinção da ação.
b) a prescrição pode ser classificada como aquisitiva e extintiva, uma vez que o decurso do tempo, elemento comum às duas espécies, tem influência para a aquisição e a extinção de direitos.
c) a prescrição, a perempção e a preclusão são institutos que geram a perda de direitos, sendo as duas primeiras de natureza material e a última, de natureza processual.
d) a renúncia à prescrição é válida desde que seja expressa, não cause prejuízos a terceiros e seja realizada depois que a prescrição se consumar.
e) os prazos prescricionais, em regra, são aqueles definidos por lei; contudo, por acordo das partes, eles podem ser alterados e novas causas de interrupção e suspensão podem ser criadas.

Essa pergunta também está no material:

2019-1 - Apostila de Questões
49 pág.

Direito Civil I Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) a prescrição pode ser classificada como aquisitiva e extintiva, uma vez que o decurso do tempo, elemento comum às duas espécies, tem influência para a aquisição e a extinção de direitos. A prescrição é a perda do direito de ação pelo decurso do tempo, enquanto a decadência é a perda do próprio direito material. A prescrição pode ser aquisitiva, quando o decurso do tempo gera a aquisição de um direito, como no caso da usucapião, ou extintiva, quando o decurso do tempo gera a perda do direito de ação. As alternativas "a", "c", "d" e "e" estão incorretas, pois não correspondem aos conceitos e consequências da prescrição e da decadência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais