Buscar

ORIENTAÇÕES PARA ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO O que é um artigo científico? Tipos de artigos científicos Qualidades de um bom artigo Estrutura do ...

ORIENTAÇÕES PARA ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO
O que é um artigo científico?
Tipos de artigos científicos
Qualidades de um bom artigo
Estrutura do artigo científico
Introdução
Revisão da literatura
Métodos
Resultados
Discussão
Conclusão
Resumo - Abstract
Um artigo científico é uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
Existem três tipos de artigos científicos: artigo de revisão, artigos originais e artigos de divulgação.
Um bom artigo científico deve ter clareza, concisão, exatidão, sequência lógica de apresentação de fatos e argumentos, e elegância.
A estrutura do artigo científico é composta por título, autoria, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução, objetivos, revisão da literatura, métodos, resultados, discussão, conclusão, referências, apêndices e anexos.
A introdução deve despertar o interesse do leitor e apresentar as informações que justificam a pesquisa, acompanhadas do objetivo do trabalho.
A revisão da literatura deve mostrar que a pesquisa está assentada em bases sólidas e responder perguntas-chave sobre o que se sabia sobre o assunto no início da investigação e o que não se sabia sobre o assunto e motivou a investigação.
Os métodos devem descrever o que foi realizado e como foi feito para responder à pergunta, apresentando informações importantes e detalhes suficientes que permitam outro pesquisador repetir o estudo.
Os resultados devem apresentar o que foi encontrado e quais são os fatos revelados pela investigação, expondo os achados secundários relevantes ou inesperados que mereçam menção.
A discussão deve interpretar e comentar sobre o significado dos resultados, compará-los com outros achados de pesquisas sobre o assunto, apresentar a posição do autor sobre o assunto e responder perguntas-chave sobre o que significam os achados apresentados.
A conclusão deve relacionar objetivos e resultados, evidenciar as principais descobertas, aplicação dos resultados e contribuir para pesquisa e prática, além de apresentar recomendações.
O resumo deve proporcionar aos leitores informações suficientes que lhes permitam julgar se é conveniente fazer uma leitura aprofundada do texto, apresentando informações para a compreensão e entendimento do tópico, afirmacoes amplamente aceitas sobre a área de trabalho, guiar o leitor em direção ao tópico do estudo, mostrar o objetivo específico do estudo, anunciar o objetivo após a lacuna, descrever objetivamente a metodologia empregada e descrever os produtos resultantes do estudo.

Essa pergunta também está no material:

44 pág.

Metodologia de Pesquisa I Governador Adauto Bezerra EemGovernador Adauto Bezerra Eem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O artigo científico é uma publicação que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Existem três tipos de artigos científicos: artigo de revisão, artigos originais e artigos de divulgação. Um bom artigo científico deve ter clareza, concisão, exatidão, sequência lógica de apresentação de fatos e argumentos, e elegância. A estrutura do artigo científico é composta por título, autoria, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução, objetivos, revisão da literatura, métodos, resultados, discussão, conclusão, referências, apêndices e anexos. A introdução deve despertar o interesse do leitor e apresentar as informações que justificam a pesquisa, acompanhadas do objetivo do trabalho. A revisão da literatura deve mostrar que a pesquisa está assentada em bases sólidas e responder perguntas-chave sobre o que se sabia sobre o assunto no início da investigação e o que não se sabia sobre o assunto e motivou a investigação. Os métodos devem descrever o que foi realizado e como foi feito para responder à pergunta, apresentando informações importantes e detalhes suficientes que permitam outro pesquisador repetir o estudo. Os resultados devem apresentar o que foi encontrado e quais são os fatos revelados pela investigação, expondo os achados secundários relevantes ou inesperados que mereçam menção. A discussão deve interpretar e comentar sobre o significado dos resultados, compará-los com outros achados de pesquisas sobre o assunto, apresentar a posição do autor sobre o assunto e responder perguntas-chave sobre o que significam os achados apresentados. A conclusão deve relacionar objetivos e resultados, evidenciar as principais descobertas, aplicação dos resultados e contribuir para pesquisa e prática, além de apresentar recomendações. O resumo deve proporcionar aos leitores informações suficientes que lhes permitam julgar se é conveniente fazer uma leitura aprofundada do texto, apresentando informações para a compreensão e entendimento do tópico, afirmacoes amplamente aceitas sobre a área de trabalho, guiar o leitor em direção ao tópico do estudo, mostrar o objetivo específico do estudo, anunciar o objetivo após a lacuna, descrever objetivamente a metodologia empregada e descrever os produtos resultantes do estudo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais