Buscar

O Grupo Construções e Incorporações X S/A contraiu dívida de grande valor com o Engenheiro Eduardo Paranhos, mas não efetuou o pagamento estipulado...

O Grupo Construções e Incorporações X S/A contraiu dívida de grande valor com o Engenheiro Eduardo Paranhos, mas não efetuou o pagamento estipulado no contrato, sem que tal conduta configurasse qualquer tipo de fraude. Após algumas tentativas frustradas de cobrança. Eduardo ajuizou ação e conseguiu decisão favorável, tendo a sentença transitado em julgado. No momento de indicar o bem que viria a ser penhorado para efetuar o pagamento, o Grupo Construções e Incorporações S/A indicou um imóvel de sua propriedade, mas o mesmo não foi aceito por Eduardo, que solicitou ao juiz a desconsideração da personalidade jurídica do Grupo Construções e Incorporações S/A para que os bens dos sócios respondessem pela dívida. Considerando os fatos acima descritos e tomando por base a disciplina da desconsideração da personalidade jurídica, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: A) O que é a desconsideração da personalidade jurídica e em que hipóteses ela pode ser utilizada? B) É cabível, neste caso, a desconsideração pleiteada por Eduardo?

a) A desconsideração da personalidade jurídica é a possibilidade de se responsabilizar os sócios ou administradores de uma empresa pelas dívidas da pessoa jurídica, quando esta não tem patrimônio suficiente para arcar com suas obrigações. Pode ser utilizada quando há fraude ou abuso de direito, ou quando a empresa é utilizada como instrumento para a prática de atos ilícitos.
b) Não é cabível a desconsideração da personalidade jurídica neste caso, pois não há indícios de fraude ou abuso de direito por parte da empresa, e a dívida não foi contraída com o objetivo de praticar atos ilícitos.
a) Apenas a afirmativa a) está correta.
b) Apenas a afirmativa b) está correta.
c) Ambas as afirmativas estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.

Essa pergunta também está no material:

Dir. Civil I   Casos Concretos 1 ao 16
30 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Ambas as afirmativas estão corretas". A desconsideração da personalidade jurídica é a possibilidade de se responsabilizar os sócios ou administradores de uma empresa pelas dívidas da pessoa jurídica, quando esta não tem patrimônio suficiente para arcar com suas obrigações. Pode ser utilizada quando há fraude ou abuso de direito, ou quando a empresa é utilizada como instrumento para a prática de atos ilícitos. No caso apresentado, não há indícios de fraude ou abuso de direito por parte da empresa, e a dívida não foi contraída com o objetivo de praticar atos ilícitos. Portanto, não é cabível a desconsideração da personalidade jurídica neste caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais