Buscar

Com relação às ideias do texto 2, julgue os itens que se seguem. 5 A correção e a coerência do texto seriam mantidas se fosse inserida uma vírgula ...

Com relação às ideias do texto 2, julgue os itens que se seguem.
5 A correção e a coerência do texto seriam mantidas se fosse inserida uma vírgula logo após o vocábulo “pobre” (linha 1).
6 Nas linhas 5, 19 e 32, o elemento “que” em destaque possui, em todas as ocorrências, a propriedade de retomar palavras ou expressões que o antecedem.
7 Na linha 59, o emprego de ponto e vírgula justifica-se porque a segunda oração do período apresenta elementos em série.
8 Mantendo-se a correção gramatical, a coesão e a coerência do texto, o trecho “Mas não houve forças que a demovessem do propósito” (linhas 19 e 20) poderia ser assim reescrito: E nada fez que tia Marcolina mudasse de ideia a respeito da decisão de passar o espelho para o meu quarto.
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
9 No texto, que apresenta estrutura dialógica, ressalta-se a angústia do personagem ao ver sua imagem pública, a de alferes da Guarda Nacional, sobrepor-se à sua característica de homem, cidadão que é.
10 Os vocábulos “escuso” (l. 6) e “obliterava” (l. 40-41) podem ser substituídos, sem prejudicar a correção gramatical e a compreensão das ideias do texto, por recôndito e desanuviava, respectivamente.

Essa pergunta também está no material:

Simulado PRF 2018   com gabarito
18 pág.

Policia Rodoviaria Federal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta para a questão 5 é: Falsa. A correção e a coerência do texto não seriam mantidas se fosse inserida uma vírgula logo após o vocábulo “pobre” (linha 1). A resposta para a questão 6 é: Verdadeira. Nas linhas 5, 19 e 32, o elemento “que” em destaque possui, em todas as ocorrências, a propriedade de retomar palavras ou expressões que o antecedem. A resposta para a questão 7 é: Verdadeira. Na linha 59, o emprego de ponto e vírgula justifica-se porque a segunda oração do período apresenta elementos em série. A resposta para a questão 8 é: Falsa. Mantendo-se a correção gramatical, a coesão e a coerência do texto, o trecho “Mas não houve forças que a demovessem do propósito” (linhas 19 e 20) não poderia ser assim reescrito: E nada fez que tia Marcolina mudasse de ideia a respeito da decisão de passar o espelho para o meu quarto. A resposta para a questão 9 é: Falsa. O texto não apresenta estrutura dialógica. A resposta para a questão 10 é: Falsa. Os vocábulos “escuso” (l. 6) e “obliterava” (l. 40-41) não podem ser substituídos, sem prejudicar a correção gramatical e a compreensão das ideias do texto, por recôndito e desanuviava, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais