Buscar

A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto à própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado ...

A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto à própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Para melhor entender esse processo, é mister referir-se ao quadro das mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século XVI e às correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia - o racionalismo, o empirismo e o iluminismo. A marca da Europa moderna foi, sem dúvida, a instabilidade, expressa na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. Foi no cerne dessas dramáticas turbulências que nasceu a Sociologia enquanto um modo de interpretação chamado a explicar o “caos” até certo ponto assustador em que a sociedade parecia haver-se tornado. (QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002) Partindo do que foi discutido em aula, das leituras indicadas e do excerto acima, apresente, de forma resumida, a forma como Durkheim explica a coesão social e a sociedade.


Segundo Durkheim, a existência de uma sociedade e a própria coesão social estão baseadas em um grau de consenso entre os indivíduos, que ele designa de solidariedade. Há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

Essa pergunta também está no material:

Prova presencial cultura e sociedade 15 04
7 pág.

Cultura e Sociedade UnidomboscoUnidombosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Segundo Durkheim, a coesão social e a existência de uma sociedade estão baseadas em um grau de consenso entre os indivíduos, que ele designa de solidariedade. Há dois tipos de solidariedade: a mecânica, que é característica de sociedades mais simples, em que os indivíduos têm valores e crenças em comum, e a orgânica, que é característica de sociedades mais complexas, em que os indivíduos são interdependentes e têm funções específicas na sociedade. A solidariedade orgânica é baseada na divisão do trabalho e na interdependência entre os indivíduos, enquanto a solidariedade mecânica é baseada na semelhança entre os indivíduos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais