Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Colégio Objetivo
“Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — o chamado grupo do Brics — estão buscando 'alternativas à ordem mundial existente', segundo as palavras de Harold Trinkunas, diretor da Iniciativa Latino-Americana do Brookings Institute […]”. A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre:


as potências industriais e as sociedades agrícolas.
os países imperialistas e as nações neocoloniais.
O norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para analisar a questão, precisamos entender o contexto da polarização econômica após a Guerra Fria e como isso se relaciona com o Brics. 1. As potências industriais e as sociedades agrícolas - Essa opção não reflete diretamente a polarização econômica que se formou após a Guerra Fria, pois a divisão não é tão clara entre esses dois grupos. 2. Os países imperialistas e as nações neocoloniais - Essa opção aborda uma dinâmica de poder, mas não é a melhor representação da polarização econômica contemporânea. 3. O norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido - Esta opção é a mais adequada, pois reflete a divisão entre os países desenvolvidos (geralmente no hemisfério norte) e os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos (geralmente no hemisfério sul), que é uma característica marcante da polarização econômica atual. Portanto, a alternativa correta é: O norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre os países imperialistas e as nações neocoloniais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Carvalho (2007) quais são os obstáculos para a implementação do processo de enfermagem no Brasil?

I. A complexidade do Processo de Enfermagem.
II. A qualidade do ensino de graduação e de pós-graduação lato sensu.
III. A insegurança dos profissionais para realizar as atividades inerentes ao Processo de Enfermagem, por não dominá-las adequadamente.
IV. A desvalorização desse método da assistência de enfermagem.
Todas as alternativas estão incorretas
I, II, III
I e II
I, II e IV
IV

Com relação a execução das atividades privativas do enfermeiro, analise as afirmativas abaixo:

I - executa consulta e prescrição da assistência médica e de enfermagem.
II - prescreve de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública.
III - realiza cuidados indiretos de enfermagem a pacientes graves, com risco de vida.
IV - assite a parturiente e ao parto normal e executa o parto sem distocia.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Durante a Guerra da Criméia (1854), o índice de mortalidade dos soldados que iam para a guerra chegou a 40% no acampamento, ou seja, perdia-se mais homens em recuperação por ferimentos de guerra do que homens mortos durante o combate. Foi quando Florence partiu para Scutari, com voluntárias, e após breve análise e autonomia para modificar algumas ações que estavam ocorrendo no acampamento, conseguiu reduzir este número para 2%. É correto afirmar que:

Florence encaminhou um ofício para o Ministério da Guerra na Inglaterra, relatando sobre o que acontecia no hospital de campanha, e ofereceu alimentos aos famintos.
Florence realizou uma higiene em todo acampamento com auxilio dos soldados sadios, para afastar os roedores provenientes da peste, e ofereceu higiene corporal ao soldados feridos.
Florence aplicou conhecimentos básicos sobre infecção e higienização das mãos antes de cuidar de cada soldado ferido, além de fornecer dieta assistida aos incapacitados, higiene corporal, e medicações em horários adequados.
Florence conseguiu reduzir a taxa de mortalidade, pois sugeriu que os soldados feridos fossem encaminhados de volta para Inglaterra, minimizando assim o custo do tratamento deles no hospital de campanha.
Florence aplicou nos soldados feridos antibióticos em horários adequados, apenas para minimizar o sofrimento daqueles que estavam agonizados pela dor.

Um rapaz de 28 anos, com HIV/AIDS, vítima de acidente automobilístico, encontra-se sob observação na unidade de emergência após avaliação e intervenção médica para fratura de fêmur direito (aparelho gessado), acompanhado de sua esposa. No registro de enfermagem consta: “10:00 - Pressão arterial 150 x 100mmHg, frequência respiratória 36 i.p.m., frequência cardíaca 90 b.p.m.; apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço; suor profuso; rigidez corporal; pupilas dilatadas e esforço respiratório. Foi administrada a medicação prescrita (analgésico do tipo antiinflamatório não esteroide e opioide). Relata dor persistente”. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções:

I - solicitar reavaliação médica, pois apresenta midríase e aumento da tensão muscular, um sinal de dor aguda;
II - reposicionar o paciente no leito em Posição de Fowler modificada, pois apresenta dispneia, um sintoma de descompensação cardiorrespiratória;
III - investigar a temperatura e coloração da extremidade do membro inferior direito, pois sinaliza compressão nervosa pelo aparelho gessado.
II, III e I.
III, I e II.
I, II e III.
I, III e II.
II, I e III.

Sendo a epidemiologia é o estudo dos fatores que determinam o surgimento, frequência, distribuição, evolução, medidas de controle, erradicação e prevenção de doenças, “pode e deve ser usada para fins de administração dos serviços da saúde. Ela contribui para fazer o diagnóstico de uma comunidade da presença, natureza e distribuição de saúde e doença” (LIMA COSTA, 2003). Frente a isso tornar-se possível monitorar a saúde da população e planejar mudanças, se necessário, de acordo com as prioridades. Quando se estuda causas que possam ter levado a morte por doenças crônicas, deveriam ser analisadas as causas múltiplas, pois na maioria das vezes é possível averiguar uma associação. E para realizar esse tipo de análise se faz necessário ter dados no âmbito federal, estadual ou municipal (CIANCIARULLO, 1998). De acordo com texto é possível afirmar que:

Epidemiologia é fator primordial para dar um diagnóstico sobre saúde e doença.
A epidemiologia não ajuda em dar diagnóstico situacional.
A epidemiologia apenas serve para classificar os tipos de mortes.
Epidemiologia calcula o número de mortes.
O diagnóstico situacional é separado da epidemiologia.
Epidemiologia é fator primordial para dar um diagnóstico sobre saúde e doença.

"Outro aspecto que preocupa as autoridades sanitárias em relação à saúde masculina é o hábito do tabagismo, que também é um fator de risco para inúmeras doenças". Esta parte do texto, retirado do conteúdo de estudo, faz referência à quais patologias?


IAM, DPOC e Câncer de pele.
Sedentarismo, síndrome de burnout e doenças Cardiovasculares.
Sedentarismo, Obesidade, Doenças Coronarianas, IAM e Enfisema pulmonar.
Doenças cardiovasculares, câncer, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e doenças bucais.
Enfisema pulmonar, câncer de boca e Otite Média de Repetição.

Com relação aos serviços a serem avaliados pelo PNASS, analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para Falso:
O objetivo geral do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) é avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde (BRASIL, 2015).
( ) Estabelecimentos que receberam recursos financeiros do Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC).
( ) Estabelecimentos habilitados/qualificados nas Rede Cegonha e de Urgências e Emergências.
( ) Estabelecimentos hospitalares de natureza jurídica pública estaduais ou municipais, excetuando os federais.
( ) Estabelecimentos habilitados/qualificados como Centro Especializados de Reabilitação (CER) e em Oncologia.
( ) Estabelecimentos habilitados/qualificados como Centro Especializados em Estética e Emagrecimento.

Marque a opção correta.

O objetivo geral do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) é avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde (BRASIL, 2015).
V- V - F - F - F.
F- F - F - V - F.
V- V - V - V - F.
F- V - F - V - F.
V- V - F - V - F.

Ao assumir a Secretaria de Saúde de um município de pequeno porte, uma enfermeira buscou suporte na Portaria nº 1.580/GM, de 19/07/2012, e na Resolução CIT nº 4, de 19/07/2012, para organizar a área de planejamento em saúde. No conjunto de diretrizes, metas e indicadores para o planejamento em saúde, verifica-se que a diretriz prioritária de planejamento em saúde trata da garantia do acesso da população a serviços de qualidade, com igualdade, independentemente do tempo de espera de atendimento e das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção especializada. Qual é a alternativa correta?


a diretriz prioritária de planejamento em saúde trata da garantia do acesso da população a serviços de qualidade, com igualdade, independentemente do tempo de espera de atendimento e das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção especializada.
aprimoramento da Rede de Atenção às Urgências, com expansão e adequação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de prontos-socorros e a implantação das centrais de regulação atuam de forma independente, articulando exclusivamente UPAs e SAMU.
o fortalecimento da rede de saúde mental deve ocorrer com enfrentamento exclusivo da dependência de crack e cocaína.
a promoção da atenção integral à saúde da mulher e da criança e a implementação da Rede Cegonha devem ocorrer com ênfase nas áreas de populações de menor vulnerabilidade.
a garantia da atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas pretende estimular o envelhecimento ativo e o fortalecimento das ações de promoção e prevenção.

A gerência do cuidado de enfermagem mobiliza ações nas relações, interações e associações entre as pessoas como seres humanos complexos e que vivenciam a organicidade do sistema de cuidado complexo, constituída por equipes de enfermagem e saúde com competências, aptidões e potências gerenciais próprias ou inerentes às atividades profissionais dos enfermeiros. Com base na assertiva acima, assinale a alternativa que interpreta adequadamente o que o texto nos diz.


O texto nos diz que o enfermeiro gerente é cobrado pelas equipes de enfermagem e saúde, por suas competências, aptidões e potências gerenciais.
O texto nos diz que o enfermeiro gerente atua junto as pessoas, da enfermagem e de outras áreas da saúde para que possam desenvolver sua natureza biológica e assim compreender a essência complexa do cuidar.
O texto nos diz que o enfermeiro gerente é um profissional que age junto às pessoas, em todas as formas que elas se relacionem. Atua junto à esses seres humanos que vivenciam a essência biológica complexa do cuidar, pertencentes à equipes de enfermagem ou outras equipes de saúde e que carregam consigo diferentes competências, experiências e aptidões.
O texto nos traz a ideia de que o enfermeiro gerente é aquele que transita livremente entre todas as categorias de profissionais, independente de quais sejam, por causa de suas competências, aptidões e potências gerenciais.
O texto no traz a ideia de que o único profissional capaz de integrar as diferentes classes de saúde é o enfermeiro gerente. Deixa explicita essa ideia quando cita o fato de que atua na relação entre seres humanos complexos e que vivenciam a organicidade do sistema de cuidado complexo.

Mais conteúdos dessa disciplina