Buscar

7 REGRAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS NBR 6023: 2002 DA ABNT O que é referência Elementos essenciais Elementos complementares Apresentaç...

7 REGRAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS NBR 6023: 2002 DA ABNT
O que é referência
Elementos essenciais
Elementos complementares
Apresentação de referências
Livro no todo - Formato
Capítulo do livro com autoria própria - Formato
Publicação periódica
Publicação em fascículo (revista, jornal ou outro material que tenha periodicidade) - Formato
Artigo de revista com autor - Formato
Artigo de jornal com autor - Formato
Artigo de jornal sem autor - Formato
Materiais especiais
Documentos eletrônicos
A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.
Os elementos essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.
As informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos são chamadas de elementos complementares.
A apresentação de referências deve seguir as normas da NBR 6023: 2002 da ABNT.
O formato de referência para livro no todo inclui autor, título, edição, local e data de publicação.
O formato de referência para capítulo do livro com autoria própria inclui autor do capítulo, título do capítulo referenciado, autor do livro, título do livro, edição, local e data de publicação, número do volume, número do capítulo e/ou página inicial-final do capítulo referenciado.
O formato de referência para publicação periódica inclui título do periódico, local de publicação, editora, ano, volume, número, mês abreviado e data.
O formato de referência para publicação em fascículo (revista, jornal ou outro material que tenha periodicidade) inclui título do periódico, local de publicação, editora, ano, volume, número, mês abreviado e data.
O formato de referência para artigo de revista com autor inclui autor do artigo, título do artigo, título da revista, local da publicação, ano, volume, número, página inicial e final do artigo, mês abreviado e data.
O formato de referência para artigo de jornal com autor inclui autor do artigo, título do artigo, título do jornal, local da publicação, data e seção.
O formato de referência para artigo de jornal sem autor inclui título do artigo, título do jornal, local da publicação, data e seção.
Os materiais especiais incluem fita de vídeo, CD-ROM, DVD, videocassete, entre outros.
O formato de referência para documentos eletrônicos deve incluir os dados comumente usados para os documentos convencionais, acrescentando os dados específicos que possibilitem sua localização e recuperação, como por exemplo, o endereço eletrônico.

Essa pergunta também está no material:

MANUAL PARA TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
68 pág.

Metodologia do Trabalho Acadêmico OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A NBR 6023:2002 da ABNT estabelece as regras para elaboração de referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. A referência é composta por elementos essenciais e, quando necessário, elementos complementares. Os elementos essenciais variam de acordo com o tipo de documento e incluem autor, título, edição, local e data de publicação. Já os elementos complementares são informações que permitem melhor caracterizar o documento. A apresentação das referências deve seguir as normas da NBR 6023:2002 da ABNT e existem formatos específicos para cada tipo de documento, como livro no todo, capítulo de livro com autoria própria, publicação periódica, artigo de revista com autor, artigo de jornal com autor, artigo de jornal sem autor, materiais especiais e documentos eletrônicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais