Buscar

A orientação é fator decisivo para a precisão dos trabalhos em topografia. É por meio da orientação que cada vértice de determinado levantamento ad...

A orientação é fator decisivo para a precisão dos trabalhos em topografia. É por meio da orientação que cada vértice de determinado levantamento adquire independência com relação aos outros, proporcionando credibilidade ao serviço requisitado. No que se refere à orientação, analise as sentenças a seguir:

I- Azimute é a medida angular entre o norte e o alinhamento desejado, considerado sempre no sentido anti-horário.
II- Enquanto o rumo varia de 0º a 360º, o azimute pode alcançar até 90°, com características de orientação específicas para cada quadrante considerado (NE, SE, SO e NO).
III- O norte magnético é a referência utilizada para a orientação dos outros pontos cardeais e sua localização varia de acordo com os anos (não é fixa), ou seja, é dinâmica.
IV- Enquanto o norte geográfico (norte verdadeiro) está localizado no polo norte, o norte magnético pode estar em outro ponto como, por exemplo, o Canadá ou a Groenlândia.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos de topografia - Avaliação I
4 pág.

Fundamentos de Topografia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "As sentenças I e IV estão corretas." Explicação: - A sentença I está correta, pois o azimute é a medida angular entre o norte e o alinhamento desejado, considerado sempre no sentido anti-horário. - A sentença II está incorreta, pois o azimute pode alcançar até 360°, e não apenas 90°. Além disso, não há características de orientação específicas para cada quadrante considerado (NE, SE, SO e NO). - A sentença III está incorreta, pois o norte verdadeiro é a referência utilizada para a orientação dos outros pontos cardeais, e não o norte magnético. Além disso, o norte magnético é dinâmico e sua localização varia de acordo com os anos. - A sentença IV está correta, pois o norte geográfico (norte verdadeiro) está localizado no polo norte, enquanto o norte magnético pode estar em outro ponto, como o Canadá ou a Groenlândia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais