Buscar

A Lei no 9.099/95, que disciplina criação, funcionamento e processo dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, prevê em seu artigo 90 que “as dispo...

A Lei no 9.099/95, que disciplina criação, funcionamento e processo dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, prevê em seu artigo 90 que “as disposições desta Lei não se aplicam aos processos penais cuja instrução já estiver iniciada”. Em sede de julgamento de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade tendo por objeto o artigo em questão, o Supremo Tribunal Federal concedeu em parte a medida pleiteada, para excluir com eficácia ex tunc, da norma constante do referido dispositivo legal, “o sentido que impeça a aplicação de normas de direito penal, com conteúdo mais favorável ao réu, aos processos penais com instrução iniciada à época da vigência desse diploma legislativo” (ADIN 1719-9, Pleno, Rel. Min. Moreira Alves, fev. 1998). Nesse caso, o Supremo Tribunal Federal procedeu à


(A) declaração de constitucionalidade da norma impugnada, com redução de seu texto, para produzir efeitos retroativos à publicação da Lei no 9.099/95.
(B) integração da norma constante do dispositivo legal impugnado à Constituição, atribuindo-lhe status constitucional, desde a entrada em vigor da Lei no 9.099/95.
(C) declaração de inconstitucionalidade da norma impugnada, com efeitos ex nunc, a partir da data do julgamento da medida cautelar.
(D) declaração de inconstitucionalidade da norma impugnada, com efeitos ex tunc, a partir da data da promulgação da Constituição Federal de 1988.
(E) declaração de inconstitucionalidade da norma impugnada, com efeitos ex tunc, a partir da data da entrada em vigor da Lei no 9.099/95.

Essa pergunta também está no material:

500 questões de Direito Constitucional.pdf
54 pág.

Direito Constitucional I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Supremo Tribunal Federal, em sede de julgamento de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade, concedeu em parte a medida pleiteada, para excluir com eficácia ex tunc, da norma constante do referido dispositivo legal, “o sentido que impeça a aplicação de normas de direito penal, com conteúdo mais favorável ao réu, aos processos penais com instrução iniciada à época da vigência desse diploma legislativo” (ADIN 1719-9, Pleno, Rel. Min. Moreira Alves, fev. 1998). Nesse caso, o Supremo Tribunal Federal procedeu à declaração de inconstitucionalidade da norma impugnada, com efeitos ex tunc, a partir da data da entrada em vigor da Lei no 9.099/95. Portanto, a alternativa correta é a letra (E).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais