Buscar

Residência HC - FMUSP/VUNESP/2021 - Ao realizar o exame físico de A.C, 73 anos, sexo masculino, afásico, portador de hemiparesia à direita, recém a...

Residência HC - FMUSP/VUNESP/2021 - Ao realizar o exame físico de A.C, 73 anos, sexo masculino, afásico, portador de hemiparesia à direita, recém admitido na unidade de internação com diagnóstico de pneumonia, o enfermeiro constatou a presença de hematomas pelo corpo em diferentes estágios e marcas nos pulsos compatíveis com sinais de ter sido amarrado. Suspeitando se tratar de uma vítima de violência, de acordo com o determinado pelo Estatuto do Idoso, o enfermeiro deve, entre outras ações, providenciar a


a) comunicação do fato à equipe de saúde da família responsável pela área em que o idoso reside, para investigação.
b) notificação do caso ao núcleo de apoio à saúde da família - NASF, para confirmação da prática de atos de violência contra o idoso e providências.
c) notificação à autoridade sanitária por meio do preenchimento da Ficha de Notificação Individual de Violência Interpessoal/Autoprovocada.
d) comunicação do caso ao Conselho Gestor da unidade básica de saúde - UBS, responsável pelo território onde o idoso reside, para investigação e se confirmada a violência doméstica, a notificação à autoridade sanitária.
e) presença da família para orientação porque, após exame de corpo de delito, se confirmada a violência doméstica, o caso será notificado à autoridade sanitária e policial, ao Ministério Público e ao Conselho Municipal do Idoso.

Essa pergunta também está no material:

Dicas e Conteúdo para Estudar Enfermagem
192 pág.

Uti Adulto Faculdade de CastanhalFaculdade de Castanhal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Estatuto do Idoso, o enfermeiro deve notificar o caso ao núcleo de apoio à saúde da família - NASF, para confirmação da prática de atos de violência contra o idoso e providências. Portanto, a alternativa correta é a letra b).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais