Buscar

Leia o texto abaixo e na sequencia responda as questões. Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de pregar peças um ao outro. Foi o...

Leia o texto abaixo e na sequencia responda as questões.

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de pregar peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno.
Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza.
Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou foi gritando: “Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!”
O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou: “Fecha a janela, compadre!” Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar.
O ricaço gritava então: “Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia: “Deixe-me, que os marimbondos estão-me matando!” E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

1- Assinale a alternativa que apresenta o tipo de texto do qual foi extraído o trecho acima:
2- O texto apresenta principalmente:
3- Assinale o substantivo que compõe a oração inicial do texto:
4- Cite os adjetivos, empregados pela autora, para a caracterização do substantivo assinalado na questão anterior:
5- Referente á seus conhecimentos aprendidos sobre preposição, é correto afirmar que:
6- No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.”, preposição “de” exprime a relação de:
7- No texto, “pregar peças” significa:
8- No trecho: “Chegando lá nas matas...”, a palavra grifada indica ideia de:
9- No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos como “Água com açúcar acalma os nervos”, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade, com base nas informações presentes, realize a produção de texto sobre “mito’. (Mínimo 10 linhas).
a) Conto popular.
b) Receita culinária.
c) Manual de instruções.
d) Texto científico.

Essa pergunta também está no material:

TESTE PARA INGRESSO 7 ano - OK
3 pág.

Português Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1- A alternativa correta é a letra A: Conto popular. 2- O texto apresenta principalmente uma história que envolve dois homens que gostam de pregar peças um ao outro. 3- O substantivo que compõe a oração inicial do texto é "homens". 4- Os adjetivos empregados pela autora para a caracterização do substantivo "homens" são "rico" e "pobre". 5- Sim, é correto afirmar que a preposição "a" é utilizada para indicar movimento em direção a algo ou alguém. 6- A preposição "de" exprime a relação de posse ou origem. 7- No texto, "pregar peças" significa enganar ou fazer uma brincadeira com alguém. 8- A palavra grifada indica ideia de localização. 9- Um mito é uma narrativa que busca explicar a origem de algo ou de alguma crença, geralmente transmitida oralmente de geração em geração. Muitas vezes, os mitos são baseados em fatos históricos ou científicos, mas acabam sendo distorcidos ao longo do tempo. É importante lembrar que os mitos não devem ser confundidos com verdades absolutas, mas sim como uma forma de compreender o mundo e as crenças de uma determinada cultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais