Buscar

Com relação aos Conselhos Tutelares e suas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A criação dos CTs e...

Com relação aos Conselhos Tutelares e suas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A criação dos CTs está previsto no art. 227 da Constituição Federal de 1988, sendo regulamentado por lei municipal, cumprindo a norma geral federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
( ) Nos municípios haverá um CT para cada 50.000 habitantes.
( ) O CT está subordinado hierarquicamente ao governo municipal.
( ) Os Conselheiros Tutelares são servidores públicos temporários, que são designados para cumprir um mandato, podendo ser reconduzidos para uma nova gestão.
( ) Os Conselhos Tutelares não têm poder de justiça.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F - V.
b) F - V - F - V - V.
c) F - F - V - V - F.
d) V - F - F - V - V.


Essa pergunta também está no material:

Prova Direitos Humanos e Cidadania 3
4 pág.

Direitos Humanos Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V - F - F - V - V. Justificativa: - (V) A criação dos CTs está previsto no art. 227 da Constituição Federal de 1988, sendo regulamentado por lei municipal, cumprindo a norma geral federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. - (F) Nos municípios haverá um CT para cada 50.000 habitantes. Na verdade, o número de Conselhos Tutelares em cada município é definido pelo próprio município, de acordo com sua necessidade e capacidade financeira. - (F) O CT não está subordinado hierarquicamente ao governo municipal. Na verdade, o Conselho Tutelar é um órgão autônomo e independente, não estando subordinado a nenhum outro órgão ou poder. - (V) Os Conselheiros Tutelares são servidores públicos temporários, que são designados para cumprir um mandato, podendo ser reconduzidos para uma nova gestão. - (V) Os Conselhos Tutelares não têm poder de justiça. Na verdade, o Conselho Tutelar tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, podendo aplicar medidas de proteção, mas não tem poder de julgar ou condenar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais