Buscar

Analise a importância do Plano de Metas para a industrialização brasileira (2,5 pontos). O Plano de Metas do presidente JK teve 30 metas planejada...

Analise a importância do Plano de Metas para a industrialização brasileira (2,5 pontos).

O Plano de Metas do presidente JK teve 30 metas planejadas, agrupadas nas áreas de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação.
Brasília era a 31ª meta, considerada meta-síntese.
Além da inauguração de Brasília, as duas metas de mais alto nível de realização foram as de energia e transportes.
O principal instrumento para a realização do Plano de Metas foi a manipulação do câmbio, com destaque para o regime de taxas múltiplas e a reserva de mercado.
O Estado desenvolvimentista de JK adotou a concepção do desenvolvimento dependente associado em lugar do nacional-desenvolvimentismo, intensificando o processo de internacionalização da economia brasileira.

Essa pergunta também está no material:

39722_AP1_de_Forma__o_Economica_Brasileira_-_GABARITO
3 pág.

Formação Econômica do Brasil Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek foi um importante marco para a industrialização brasileira. O plano tinha como objetivo principal modernizar a economia do país, com a implantação de indústrias de base, a construção de rodovias, hidrelétricas, portos, entre outras obras de infraestrutura. O plano foi responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico do país, com a criação de empregos, aumento da produção industrial e melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o plano contribuiu para a integração nacional, com a construção de Brasília, que se tornou a nova capital do país. O Plano de Metas também foi importante por ter sido um dos primeiros planos de desenvolvimento econômico do país, que serviu de modelo para outros planos que vieram posteriormente. A manipulação do câmbio, com destaque para o regime de taxas múltiplas e a reserva de mercado, foi um dos principais instrumentos utilizados para a realização do plano. No entanto, é importante destacar que o Plano de Metas também teve suas limitações, como a dependência do capital estrangeiro e a falta de investimentos em setores como a educação e a saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais