Buscar

Sobre o indulto, a graça e a anistia, é correto afirmar que: A anistia, o indulto e a graça geram a extinção dos efeitos penais primários e secund...

Sobre o indulto, a graça e a anistia, é correto afirmar que:

A anistia, o indulto e a graça geram a extinção dos efeitos penais primários e secundários da condenação, permanecendo íntegros, apenas, os seus efeitos civis.
O indulto, diante de sua natureza coletiva, depende de provocação e requerimento do beneficiado, não podendo ser declarada a extinção da pena de ofício pelo juiz.
O indulto gera a extinção dos efeitos penais primários, mas não os secundários, permanecendo íntegros, também, os efeitos civis da condenação.
A anistia gera a extinção dos efeitos penais primários, mas não os secundários, permanecendo íntegros, também, os efeitos civis da condenação.
O indulto é concedido através de Decreto do Presidente da República, enquanto a anistia e a graça são previstos em lei federal.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Essa pergunta também está no material:

Direito penal
345 pág.

Direito Penal I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A anistia, o indulto e a graça geram a extinção dos efeitos penais primários e secundários da condenação, permanecendo íntegros, apenas, os seus efeitos civis." A anistia, o indulto e a graça são institutos jurídicos que visam extinguir os efeitos penais primários e secundários da condenação, ou seja, a pena e seus efeitos, como a reincidência, por exemplo. No entanto, os efeitos civis da condenação, como a obrigação de indenizar a vítima, permanecem íntegros. O indulto é um benefício coletivo concedido pelo Presidente da República, enquanto a anistia é uma lei federal que extingue a punibilidade de determinado crime. Já a graça é um benefício individual concedido pelo Presidente da República, que pode comutar ou perdoar a pena aplicada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais