Buscar

Acerca de publicidade empresarial, assinale a opção correta à luz do Código de Defesa do Consumidor. Compete exclusivamente ao Poder Executivo imp...

Acerca de publicidade empresarial, assinale a opção correta à luz do Código de Defesa do Consumidor.

Compete exclusivamente ao Poder Executivo impor a realização de contrapropaganda ao anunciante que tenha feito anúncio publicitário abusivo ou enganoso.
Considere que, em anúncio televisivo, protagonizado por médico de renome por fazer reportagens televisivas e por ser escritor, se afirme que determinado sabonete elimina 90% das bactérias presentes na pele das crianças e que se apure que, na verdade, o referido sabonete elimina apenas 10% das bactérias. Nessa situação, o anúncio é publicidade abusiva.
Considere que determinada agência de turismo promova a distribuição de panfletos anunciando a venda de pacotes de turismo, a preços baixos, para praias do México, nos meses de janeiro a março, mas omita que esse período corresponde à temporada de furacões na região. Nesse caso, a publicidade é considerada simulada por omissão.
É do MP o ônus da prova em ação civil pública por ele proposta para responsabilizar anunciante por publicidade abusiva ou enganosa, sendo aplicável a inversão se presentes os pressupostos que a justifiquem.
Considere que, em jornal de circulação nacional, seja publicada, com aparência de matéria jornalística desse jornal e sem indicação de se tratar de publicidade, publicidade relativa a determinado automóvel em que esse automóvel é avaliado como excelente. Nesse caso, a referida publicidade é considerada enganosa.
Todas estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Direito Consumidor.docx
20 pág.

Direito do Consumidor Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: Somente a I está correta. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, compete exclusivamente ao Poder Executivo impor a realização de contrapropaganda ao anunciante que tenha feito anúncio publicitário abusivo ou enganoso. Portanto, a primeira afirmativa está correta. Na segunda afirmativa, o anúncio é considerado abusivo, pois afirma que o sabonete elimina 90% das bactérias presentes na pele das crianças, quando na verdade elimina apenas 10%. Logo, a segunda afirmativa está correta. Na terceira afirmativa, omissão de informações relevantes em uma publicidade é considerada publicidade enganosa. Portanto, a terceira afirmativa está incorreta. Na quarta afirmativa, o ônus da prova em ação civil pública por publicidade abusiva ou enganosa é do anunciante, não do Ministério Público. Portanto, a quarta afirmativa está incorreta. Na quinta afirmativa, a publicidade que se apresenta como matéria jornalística é considerada enganosa. Portanto, a quinta afirmativa está correta. Assim, a única afirmativa correta é a primeira.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina