Buscar

A equipe de enfermagem tem papel fundamental no diagnóstico e controle das doenças infecciosas e da infecção hospitalar, pois são os cuidados por e...

A equipe de enfermagem tem papel fundamental no diagnóstico e controle das doenças infecciosas e da infecção hospitalar, pois são os cuidados por ela prestados continuamente ao paciente que possibilitam a identificação precoce dos sinais e sintomas, proporcionando condições de agilizar a adoção das medidas mais adequadas de proteção e tratamento. Um número muito restrito de sinais e sintomas é comum nos processos infecciosos, dentre eles destacam-se: a) Hipertermia ou febre A maioria dos processos infecciosos é acompanhada de hipertermia, cujas distinções - como intensidade, tempo de duração e periodicidade - variam conforme a natureza da infecção e características orgânicas do paciente. A hipertermia costuma ser acompanhada de alterações cardiorrespiratórias, incluindo aumento da frequência respiratória (taquipneia) e dos batimentos cardíacos (taquicardia). São comuns as queixas de fadiga, mal-estar, dores no corpo, secura na boca e falta de apetite, que causam muito desconforto à pessoa acometida. A febre pode provocar períodos de calafrio, fazendo com que o indivíduo sinta necessidade de se agasalhar; em outros momentos, podem ocorrer episódios de transpiração e sensação de calor; b) Inflamação A inflamação é uma resposta do tecido à agressão, com o envolvimento de vasos sanguíneos, componentes do sangue e células locais que se concentram para destruir os agentes agressores e propiciar a recuperação. Durante esse processo ocorre a formação de uma substância chamada exsudato inflamatório, contendo produtos químicos liberados pelas células mortas, pelas células de defesa, pelos agentes infecciosos - se a agressão foi por eles provocada �, por líquidos extravasados através dos capilares sanguíneos, etc. São sinais e sintomas clássicos de inflamação: � dor: as terminações nervosas locais são estimuladas pelo exsudato inflamatório; Sinais são manifestações clínicas que podem ser observadas no doente e sintomas são as manifestações subjetivas, ou seja, sentidas pelo doente e não podem ser detectados por outra pessoa. Por exemplo, a cor amarela da pele (icterícia) é um sinal e a dor é um sintoma.

A equipe de enfermagem tem papel fundamental no diagnóstico e controle das doenças infecciosas e da infecção hospitalar.
A hipertermia é um sinal comum nos processos infecciosos, acompanhada de alterações cardiorrespiratórias.
A inflamação é uma resposta do tecido à agressão, com o envolvimento de vasos sanguíneos, componentes do sangue e células locais que se concentram para destruir os agentes agressores e propiciar a recuperação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A equipe de enfermagem tem papel fundamental no diagnóstico e controle das doenças infecciosas e da infecção hospitalar. A hipertermia é um sinal comum nos processos infecciosos, acompanhada de alterações cardiorrespiratórias. A inflamação é uma resposta do tecido à agressão, com o envolvimento de vasos sanguíneos, componentes do sangue e células locais que se concentram para destruir os agentes agressores e propiciar a recuperação. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais