Buscar

Em que se distingue o amor do sujeito erotômano do chamado amor normal? Mais genericamente, o que se coloca é a questão do “Eros do psicótico”. A ...

Em que se distingue o amor do sujeito erotômano do chamado amor normal? Mais genericamente, o que se coloca é a questão do “Eros do psicótico”.

A definição mais fenomenológica da erotomania, como convicção delirante de ser amado, já nos indica que se trata de uma posição do sujeito psicótico.
As manifestações erotomaníacas na psicose são, ao mesmo tempo, tão frequentes e polimorfas que levantam a questão da unidade e alcance desse fenômeno.
A falha do Édipo e a fixação narcísica estavam implícitas na tese de Freud sobre a pulsão homossexual, na qual julgou poder identificar a causa libidinal das psicoses.
A gramática das pulsões tem uma função que Freud enunciou de modo muito preciso: ela restabelece, como que a título de encobrimento, uma aparência de heterossexualidade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O amor do sujeito erotômano se distingue do amor normal por ser uma convicção delirante de ser amado, ou seja, é uma posição do sujeito psicótico. As manifestações erotomaníacas na psicose são frequentes e polimorfas, o que levanta a questão da unidade e alcance desse fenômeno. A falha do Édipo e a fixação narcísica estavam implícitas na tese de Freud sobre a pulsão homossexual, na qual julgou poder identificar a causa libidinal das psicoses. A gramática das pulsões tem uma função que Freud enunciou de modo muito preciso: ela restabelece, como que a título de encobrimento, uma aparência de heterossexualidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais