Buscar

Sobre os tipos sanguíneos do sistema ABO, assinale o que for correto. Os indivíduos do tipo sanguíneo AB possuem aglutinina anti-A e anti-B no pla...

Sobre os tipos sanguíneos do sistema ABO, assinale o que for correto.

Os indivíduos do tipo sanguíneo AB possuem aglutinina anti-A e anti-B no plasma sanguíneo.
A herança genética do sistema ABO se processa por meio de quatro pares de alelos, constituindo, portanto, um caso de polialelia.
Os indivíduos do tipo sanguíneo O possuem aglutinogênios em suas hemácias, porém não possuem aglutininas no plasma.
A transfusão de sangue de um doador do tipo A para um receptor do tipo B provoca aglutinação, pois o receptor possui aglutinina anti-A no plasma.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

livro_geneticageralweb
170 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) II e III estão corretas". Explicação: - Os indivíduos do tipo sanguíneo AB não possuem aglutinina anti-A e anti-B no plasma sanguíneo, portanto a primeira afirmação está incorreta. - A herança genética do sistema ABO se processa por meio de três pares de alelos, constituindo, portanto, um caso de alelia múltipla, e não polialelia, portanto a segunda afirmação está incorreta. - Os indivíduos do tipo sanguíneo O não possuem aglutinogênios em suas hemácias e possuem aglutinina anti-A e anti-B no plasma, portanto a terceira afirmação está correta. - A transfusão de sangue de um doador do tipo A para um receptor do tipo B provoca aglutinação, pois o receptor possui aglutinina anti-A no plasma e não aglutinina anti-B, portanto a quarta afirmação está incorreta. Assim, apenas as afirmações II e III estão corretas, e a alternativa correta é a letra "b) II e III estão corretas".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais