Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o conceito de adicional de insalubridade e adicional de periculosidade, é incorreto afirmar:


Entendimento predominante é o de que não podem ser recebidos acumuladamente.


Adicional de periculosidade visa indenizar o trabalhador da exposição a agentes explosivos, inflamáveis ou à eletricidade.


Como têm por objetivo indenizar os trabalhadores, não possuem natureza salarial e não se incorporam ao salário para nenhuma finalidade.


Adicional de insalubridade visa indenizar o trabalhador da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos em níveis nocivos à saúde.


Ainda que tais adicionais tenham por objetivo indenizar os empregados pelas condições de trabalho, possuem natureza salarial, se incorporando ao mesmo.
User badge image
Fernanda

há 2 anos

User badge image
Fernanda

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmação incorreta é: "Ainda que tais adicionais tenham por objetivo indenizar os empregados pelas condições de trabalho, possuem natureza salarial, se incorporando ao mesmo." Na verdade, tanto o adicional de insalubridade quanto o adicional de periculosidade têm natureza indenizatória e não se incorporam ao salário para nenhuma finalidade. Portanto, essa é a afirmação que não está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa incorreta é: "Entendimento predominante é o de que não podem ser recebidos acumuladamente". Na verdade, é possível receber acumuladamente o adicional de insalubridade e o adicional de periculosidade, desde que as situações que geram o direito a ambos não sejam as mesmas. Por exemplo, um trabalhador que exerce atividades em um ambiente insalubre e perigoso pode receber os dois adicionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

ADRIANA FERNANDES

há 2 anos

Como têm por objetivo indenizar os trabalhadores, não possuem natureza salarial e não se incorporam ao salário para nenhuma finalidade.


Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Alfredo foi contratado como PJ (pessoa jurídica) para prestar serviços como engenheiro em uma firma de engenharia. Laborava de segunda-feira à quinta-feira com horário de entrada e saída, era monitorado por um supervisor, recebia por semana e não podia se fazer substituir por alguém que contratasse. Em seu contrato constava cláusula expressa que dizia que se tratava de relação regida pelo Código Civil, afastando qualquer vínculo empregatício dele com a empresa. Assinale a opção correta:
Alfredo mantém uma relação de emprego, pois estão presentes os requisitos da pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação.
O contrato de Alfredo faz lei entre as partes e não pode ter a sua aplicação afastada com base no princípio da obrigatoriedade (pacta sunt servanda), já que assinado por ele.
Como Alfredo teve que constituir uma pessoa jurídica para ser contratado, isto afasta o requisito da pessoalidade (pessoa física), impedindo o reconhecimento de vínculo empregatício.
Alfredo mantém uma relação de trabalho, mas não uma relação de emprego prevista na CLT.
Alfredo mantém uma relação de prestação de serviços regida pelo Código Civil e pelo Direito Civil.

Mais conteúdos dessa disciplina