Buscar

Leia o fragmento escrito por Pepetela para responder a QUESTÃO “Horácio não gostava de ser contestado, mas compreendeu que não era bom tema de con...

Leia o fragmento escrito por Pepetela para responder a QUESTÃO

“Horácio não gostava de ser contestado, mas compreendeu que não era bom tema de conversa. Voltou à literatura, aconselhando os outros a lerem Drummond de Andrade, na sua opinião o melhor poeta de língua portuguesa de sempre. Qual Camões, qual Pessoa, Drummond é que era, tudo estava nele, até a situação de Angola se podia inferir na sua poesia. Por isso vos digo, os portugueses passam a vida a querer-nos impingir a sua poesia, temos de a estudar na escola, e escondem-nós os brasileiros, nossos irmãos, poetas e prosadores sublimes, relatando os nossos problemas e numa linguagem bem mais próxima da que falamos nas cidades. Quem não leu Drummond é um analfabeto. Os outros iam comendo, trocando de vez em quando olhares cúmplices. Até que Malongo e Vítor terminaram a refeição. Malongo despediu-se, levantando-se, um analfabeto vos saúda. Vítor e Furtado riram, Horácio fingiu que não ouviu. Agarrou no braço de Furtado e continuou a cultivá-lo com versos de Drummond e os seus próprios, dedicados ao grande brasileiro.
Fonte: PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2000, p. 30-31 (fragmento).
Neste romance, o personagem Horário fala sobre poesia e cita Drummond, um dos maiores poetas brasileiros. Qual das interpretações a seguir é correta?
a. Horácio afirma a seus amigos, durante o jantar, que só a poesia portuguesa merece ser lida.
b. Horário quer convencer seus amigos a lerem Camões e Fernando Pessoa.
c. Durante um jantar, os amigos tentam convencer o personagem principal de que os autores brasileiros são melhores que os africanos.
d. Durante um jantar, os amigos tentam convencer o personagem principal de que os autores portugueses são melhores que os brasileiros.
e. O personagem questiona que poetas portugueses como Pessoa e Camões são sempre exaltados por suas poesias, mas que, em sua opinião, nenhum se compara a Drummond.

Essa pergunta também está no material:

Pos Literatura e Cultura Literatura Africana Atividade estudo 02 gabarito final V1
10 pág.

Literatura Africana Centro Universitário UnifacvestCentro Universitário Unifacvest

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A interpretação correta é a letra "e". O personagem Horácio questiona que poetas portugueses como Pessoa e Camões são sempre exaltados por suas poesias, mas que, em sua opinião, nenhum se compara a Drummond. Ele aconselha seus amigos a lerem Drummond de Andrade, na sua opinião o melhor poeta de língua portuguesa de sempre.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais