Buscar

QUESTÃO 3) Julgue os itens abaixo em CERTO e ERRADO (justifique os errados). a) A depreciação tem por fim integrar como despesa do exercício par...

QUESTÃO 3) Julgue os itens abaixo em CERTO e ERRADO (justifique os errados).

a) A depreciação tem por fim integrar como despesa do exercício parte do valor gasto na aquisição de bens de uso. CERTO.

b) Todos os bens do Imobilizado sofrem depreciação. ERRADO, os bens incorpóreos (bens imateriais) não sofrem depreciação, sofrem amortização.

c) Quota de depreciação é o percentual que deve ser aplicado sobre o valor do bem, para o cálculo da depreciação do período. ERRADO, isto é a taxa de depreciação, Quota de depreciação é o resultado da aplicação da taxa sobre o valor do bem.

d) A taxa de depreciação deve ser sempre aplicada sobre o valor de aquisição do bem, para cálculo da depreciação do período. ERRADO, do valor de aquisição do bem deve-se deduzir o valor residual, se houver.

e) A diminuição de valor dos elementos do ativo imobilizado será registrada periodicamente nas contas de amortização, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgastes ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência. ERRADO, os casos citados são casos de depreciação, não de amortização.

f) Os itens do Imobilizado sujeitam-se à depreciação, enquanto os itens do Intangível sujeitam- se à amortização. ERRADO, os bens incorpóreos do Imobilizado se sujeitam à amortização, e os terrenos apesar de serem bens materiais não sofrem depreciação.

g) Após um bem do Ativo Imobilizado ser totalmente depreciado, ele deve ser baixado do patrimônio, por já se ter acabado sua vida útil. ERRADO, ele só é baixado quando ficar efetivamente inservível, sendo descartado, ou quando for vendido; enquanto isso, ele poderá permanecer no Ativo Permanente, totalmente depreciado.

h) Após um bem do Ativo Imobilizado ser totalmente depreciado, seu valor contábil será sempre igual a zero. ERRADO, pode haver valor residual do bem, isto é, o valor do bem que não sofre depreciação, por se entender ser este o valor do item após o decurso de sua vida útil.

i) A taxa de depreciação dos bens adquiridos usados será fixada tendo em vista o menor dos seguintes prazos: metade da vida útil admissível para o bem adquirido novo ou o restante da vida útil, considerada a data da primeira instalação para utilização do bem. ERRADO, é o maior dos prazos citados, segundo o regulamento do imposto de renda.

j) As despesas de depreciação são registradas na conta de resultado denominada de Depreciação Acumulada, e contribuirão para a redução do resultado do exercício. ERRADO, as despesas de depreciação são registradas na conta Depreciação; e a conta Depreciação Acumulada é a contrapartida da conta Depreciação, e é patrimonial, retificadora do Ativo Permanente.

k) Os seguintes métodos de depreciação são aceitos pela legislação brasileira no setor público: método linear, método da soma dos dígitos crescente e método da soma dos dígitos decrescentes. ERRADO, somente o método linear é aceito pela legislação brasileira.

l) Um veículo de vida útil de cinco anos que possua valor de aquisição de 12.000 e valor residual de 10% sofrerá encargos de depreciação anual de 2.160. CERTO.


Essa pergunta também está no material:

Adm RURAL ATV 5
10 pág.

Administração Rural Universidade do TocantinsUniversidade do Tocantins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa a) está correta, pois a depreciação tem como objetivo integrar como despesa do exercício parte do valor gasto na aquisição de bens de uso. A alternativa b) está errada, pois os bens incorpóreos (bens imateriais) não sofrem depreciação, sofrem amortização. A alternativa c) está errada, pois a quota de depreciação é o resultado da aplicação da taxa sobre o valor do bem, e não a taxa de depreciação. A alternativa d) está errada, pois do valor de aquisição do bem deve-se deduzir o valor residual, se houver, para cálculo da depreciação do período. A alternativa e) está errada, pois os casos citados são casos de depreciação, não de amortização. A alternativa f) está errada, pois os bens incorpóreos do Imobilizado se sujeitam à amortização, e os terrenos, apesar de serem bens materiais, não sofrem depreciação. A alternativa g) está errada, pois o bem só é baixado quando ficar efetivamente inservível, sendo descartado, ou quando for vendido; enquanto isso, ele poderá permanecer no Ativo Permanente, totalmente depreciado. A alternativa h) está errada, pois pode haver valor residual do bem, isto é, o valor do bem que não sofre depreciação, por se entender ser este o valor do item após o decurso de sua vida útil. A alternativa i) está errada, pois é o maior dos prazos citados, segundo o regulamento do imposto de renda. A alternativa j) está errada, pois as despesas de depreciação são registradas na conta Depreciação, e a conta Depreciação Acumulada é a contrapartida da conta Depreciação, e é patrimonial, retificadora do Ativo Permanente. A alternativa k) está errada, pois somente o método linear é aceito pela legislação brasileira. A alternativa l) está correta, pois um veículo de vida útil de cinco anos que possua valor de aquisição de 12.000 e valor residual de 10% sofrerá encargos de depreciação anual de 2.160.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais