Buscar

Explique as diferenças entre as plantas C3, C4 e CAM em relação ao mecanismo de fixação de carbono e perda de água. Plantas C3 Plantas C4 Plantas C...

Explique as diferenças entre as plantas C3, C4 e CAM em relação ao mecanismo de fixação de carbono e perda de água.
Plantas C3
Plantas C4
Plantas CAM
As plantas C3 são as mais comuns e ocorrem principalmente em regiões tropicais úmidas. Elas são consideradas espécies esbanjadoras de água, pois atingem as taxas máximas de fotossíntese em intensidades de radiação solar relativamente baixas.
As plantas C4 possuem grande afinidade com o CO2 e podem sobreviver em ambientes áridos. Elas são mais econômicas quanto ao uso da água, pois fixam mais CO2 por unidade de água perdida. São conhecidas como 'plantas de sol' por ocorrerem em áreas muitas vezes sem sombra alguma.
As plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas C4. Elas ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas. A abertura dos estômatos durante a noite evita a grande perda de água, ao mesmo tempo em que o CO2 é fixado, por meio do ácido málico. Durante o dia, os estômatos se fecham e o CO2 fixado é então utilizado na realização da fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar. São também 'plantas de sol', assim como as C4.

Essa pergunta também está no material:

ULTIMO TRABALHO BIOQUIMICA
3 pág.

Bioquímica I Universidade do TocantinsUniversidade do Tocantins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As plantas C3, C4 e CAM diferem em relação ao mecanismo de fixação de carbono e perda de água. As plantas C3 são as mais comuns e ocorrem principalmente em regiões tropicais úmidas. Elas utilizam o processo de fotossíntese C3, que ocorre em três etapas, e são consideradas espécies esbanjadoras de água, pois atingem as taxas máximas de fotossíntese em intensidades de radiação solar relativamente baixas. As plantas C4 possuem grande afinidade com o CO2 e podem sobreviver em ambientes áridos. Elas utilizam o processo de fotossíntese C4, que ocorre em duas etapas, e são mais econômicas quanto ao uso da água, pois fixam mais CO2 por unidade de água perdida. São conhecidas como 'plantas de sol' por ocorrerem em áreas muitas vezes sem sombra alguma. As plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas C4. Elas ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas. A abertura dos estômatos durante a noite evita a grande perda de água, ao mesmo tempo em que o CO2 é fixado, por meio do ácido málico. Durante o dia, os estômatos se fecham e o CO2 fixado é então utilizado na realização da fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar. São também 'plantas de sol', assim como as C4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais