Buscar

Diferencie os tipos de adaptações fotossintéticas das plantas C3, C4 e CAM. Plantas C3 são as mais comuns e apresentam alta produtividade, mas são...

Diferencie os tipos de adaptações fotossintéticas das plantas C3, C4 e CAM.

Plantas C3 são as mais comuns e apresentam alta produtividade, mas são consideradas espécies esbanjadoras de água.
Plantas C4 possuem grande afinidade com o CO2 e são mais econômicas quanto ao uso da água, podendo sobreviver em ambientes áridos.
Plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas C4 e ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE FOTOSSINTESE 1
2 pág.

Fisiologia Vegetal Universidade do TocantinsUniversidade do Tocantins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As plantas C3, C4 e CAM são classificadas de acordo com o tipo de metabolismo fotossintético que apresentam. As plantas C3 são as mais comuns e apresentam alta produtividade, mas são consideradas espécies esbanjadoras de água. Elas realizam a fixação do CO2 na primeira fase da fotossíntese, produzindo compostos orgânicos de três carbonos. As plantas C4 possuem grande afinidade com o CO2 e são mais econômicas quanto ao uso da água, podendo sobreviver em ambientes áridos. Elas realizam a fixação do CO2 em células especiais, chamadas células do mesofilo, produzindo compostos orgânicos de quatro carbonos. As plantas CAM são ainda mais econômicas quanto ao uso da água do que as plantas C4 e ocorrem em áreas desérticas ou intensivamente secas. Elas realizam a fixação do CO2 durante a noite, armazenando-o em forma de ácido málico nas células da planta. Durante o dia, o ácido málico é quebrado, liberando o CO2 para a realização da fotossíntese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais