Buscar

Com relação ao fenômeno migratório, às situações de riscos sociais e ao papel da proteção social especial, é CORRETO afirmar que: Situações de tor...

Com relação ao fenômeno migratório, às situações de riscos sociais e ao papel da proteção social especial, é CORRETO afirmar que:

Situações de tortura acontecem em contextos de guerra, conflitos armados ou estados de exceção, e não é comum ser verificada em países com regimes democráticos, como o Brasil.
A migração de forma regular e bem informada pode diminuir alguns riscos relacionados a abusos e violência no trajeto migratório.
A proteção social especial reúne um conjunto de ofertas da assistência social estruturadas para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco pessoal e social, tal como as que podem estar sujeitas pessoas e famílias migrantes.
Pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade, por não terem vínculos no país de acolhida e estarem nas ruas, devem ser atendidas prioritariamente no serviço especializado para pessoas em situação de rua.
Somente as situações de violência sofridas pelas pessoas e famílias migrantes que aconteceram no Brasil são objeto de atenção da proteção social especial, excluídas as que eventualmente aconteceram em trânsito ou no país de origem.
a. Situações de tortura acontecem em contextos de guerra, conflitos armados ou estados de exceção, e não é comum ser verificada em países com regimes democráticos, como o Brasil.
b. A migração de forma regular e bem informada pode diminuir alguns riscos relacionados a abusos e violência no trajeto migratório.
c. A proteção social especial reúne um conjunto de ofertas da assistência social estruturadas para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco pessoal e social, tal como as que podem estar sujeitas pessoas e famílias migrantes.
d. Pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade, por não terem vínculos no país de acolhida e estarem nas ruas, devem ser atendidas prioritariamente no serviço especializado para pessoas em situação de rua.
e. Somente as situações de violência sofridas pelas pessoas e famílias migrantes que aconteceram no Brasil são objeto de atenção da proteção social especial, excluídas as que eventualmente aconteceram em trânsito ou no país de origem.

Essa pergunta também está no material:

Proteção Socioassistencial a Migrantes em Situação de Vulnerabilidade ou Violação a Direitos - Exercício Avaliativo 5
3 pág.

Serviço Social na Vigilância Socioassistencial Faculdade UniFTCFaculdade UniFTC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A proteção social especial reúne um conjunto de ofertas da assistência social estruturadas para prevenir situações de vulnerabilidade social e risco pessoal e social, tal como as que podem estar sujeitas pessoas e famílias migrantes." Isso porque a proteção social especial é um conjunto de ações que visam prevenir e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo migrantes, e não apenas aquelas que sofrem violência no Brasil. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais