Buscar

O abuso de substâncias é definido como o uso de drogas resultando em prejuízos sociais, biológicos e/ou psicológicos para o indivíduo. Essas drogas...

O abuso de substâncias é definido como o uso de drogas resultando em prejuízos sociais, biológicos e/ou psicológicos para o indivíduo. Essas drogas são classificadas conforme a lei e regulamentação, como: Drogas lícitas - aquelas que sua produção, utilização ou comércio não são proibidos (café, cigarro, álcool, inalantes, entre outros); Drogas ilícitas - aquelas que, por lei, não podem ser produzidas, utilizadas ou comercializadas (maconha, crack, cocaína, entre outras) (OGA, 2008). Nesse contexto, analise as asserções e assinale a alternativa correta. I) Depressoras: - Benzodiazepínicos (tranquilizantes, indutores ao sono entre outros); II) Estimulantes: Barbitúricos (anestésicos, sedativos, anticonvulsivantes, dentre outros); III) Depressoras: Ópio e derivados (morfina, heroína, codeína de alguns xaropes, dentre outros). IV) Despersonalizantes: Euforizante (cocaína, etc.) e Deprimentes (álcool, inalantes, etc.); Assinale a alternativa correta a respeito da definição de tais drogas citadas acima. a. Somente I, II e III estão corretas. b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. c. Somente I e IV estão corretas. d. Somente II, III e IV estão corretas. e. As alternativas I, III e IV estão corretas.

💡 3 Respostas

User badge image

Priscila Eilert

Sobre a classificação de drogas, a alternativa correta é a letra B). As alternativas I, III e IV estão corretas", porque os benzodiazepínicos, ópio e seus derivados são depressores, enquanto a cocaína é um euforizante e o álcool e inalantes são deprimentes.

  • I é verdadeira pois os benzodiazepínicos são medicamentos que atuam no sistema nervoso central, diminuindo a atividade cerebral. Isso resulta em efeitos como sedação, redução da ansiedade e indução do sono.
  • II é falsa, porque os barbitúricos são medicamentos que também atuam no sistema nervoso central, mas ao contrário do que a afirmação sugere, eles não são estimulantes. Eles são usados principalmente como sedativos e hipnóticos.
  • III é verdadeira pois o ópio e seus derivados, como a morfina e a heroína, são conhecidos por suas propriedades analgésicas e sedativas. Eles atuam diminuindo a atividade do sistema nervoso central.
  • IV é verdadeira pois o Euforizante (cocaína, etc.) e Deprimentes (álcool, inalantes, etc.)**: A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central, causando euforia e aumento da energia. O álcool e os inalantes, por outro lado, são depressores, que diminuem a atividade do sistema nervoso central.
1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Somente I, II e III estão corretas. As drogas citadas nas asserções são classificadas de acordo com seus efeitos no organismo. As drogas depressoras, como os benzodiazepínicos e o ópio, têm como efeito principal a diminuição da atividade cerebral, causando sonolência e relaxamento muscular. Já as drogas estimulantes, como os barbitúricos, têm como efeito principal a estimulação do sistema nervoso central, aumentando a atividade cerebral. As drogas despersonalizantes, como a cocaína e o álcool, têm como efeito principal a alteração da percepção da realidade e da personalidade do indivíduo.

0
Dislike1
User badge image

Priscila Lourenço

As alternativas I, III e IV estão corretas


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais