Buscar

4) Karl Marx foi um filósofo e economista alemão que viveu de 1818 até 1883 e elaborou uma das mais importantes abordagens acerca do capitalismo. E...

4) Karl Marx foi um filósofo e economista alemão que viveu de 1818 até 1883 e elaborou uma das mais importantes abordagens acerca do capitalismo. Em seu livro 'O Capital', Karl Marx analisou de maneira ampla o funcionamento do capitalismo da época. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

a) Para Karl Marx, a criação de riquezas pelo trabalho seria um sinal de que o indivíduo pertenceria ao grupo dos 'predestinados' ou dos que são 'abençoados por Deus'.
b) Para Karl Marx, no capitalismo só existia o 'valor de uso', ou seja, quando uma mercadoria satisfaz uma necessidade.
c) É da exploração exercida pelos capitalistas sobre seus trabalhadores assalariados que surge a 'mais-valia'.
d) Na visão de Karl Marx, apesar da existência da propriedade privada, são as propriedades coletivas que movimentam a produção capitalista.
e) Para Karl Marx, o capitalismo atingiu a sua plenitude durante o período mercantilista, em que as navegações foram responsáveis por abrir novos mercados e novos continentes.

Essa pergunta também está no material:

045 - 02
3 pág.

Matemática Faculdades Integradas de CaratingaFaculdades Integradas de Caratinga

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) É da exploração exercida pelos capitalistas sobre seus trabalhadores assalariados que surge a 'mais-valia'. Segundo a teoria marxista, a mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o valor que ele recebe como salário. Essa diferença é apropriada pelo capitalista como lucro, o que caracteriza a exploração do trabalhador pelo capitalista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais