Buscar

A dificuldade de comunicação é a grande barreira para os surdos. Atividades simples do dia a dia, como ir a uma consulta médica, ir ao shopping, fa...

A dificuldade de comunicação é a grande barreira para os surdos. Atividades simples do dia a dia, como ir a uma consulta médica, ir ao shopping, fazer compras, ir ao banco e ir à escola, entre outras atividades corriqueiras, podem ser um grande desafio. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas desconhece a Libras. A presença de surdos, por exemplo, numa sala de aula com alunos majoritariamente ouvintes, inicialmente se trata de um fator de conflito para a comunicação e adaptação, devido à presença de uma cultura diferente e desconhecida para a maioria. Nesse cenário, o que você faria como professor para mediar a relação da maioria dos alunos ouvintes com um aluno surdo, visto que a relação aluno–aluno faz parte do processo de aprendizagem? Comente.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Como professor, é importante que você esteja ciente da importância da inclusão e da acessibilidade para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência auditiva. Algumas estratégias que você pode adotar para mediar a relação entre alunos ouvintes e um aluno surdo são: 1. Oferecer aulas de Libras para todos os alunos: Isso pode ajudar a quebrar barreiras de comunicação e permitir que os alunos ouvintes se comuniquem melhor com o aluno surdo. 2. Utilizar recursos visuais: Utilize recursos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, para ajudar a transmitir informações. Isso pode ajudar o aluno surdo a entender melhor o conteúdo e também pode ser útil para os alunos ouvintes. 3. Incentivar a interação entre os alunos: Incentive a interação entre os alunos, incluindo o aluno surdo. Isso pode ajudar a quebrar barreiras e permitir que os alunos se conheçam melhor. 4. Utilizar um intérprete de Libras: Se possível, contrate um intérprete de Libras para ajudar na comunicação entre o aluno surdo e os demais alunos. 5. Ser paciente e compreensivo: Lembre-se de que a inclusão é um processo e pode levar tempo para que todos se adaptem. Seja paciente e compreensivo com todos os alunos, incluindo o aluno surdo.

0
Dislike0
User badge image

Brenda Silva

Nessa abordagem, as atividades propostas em aula poderão ser trabalhadas via bilinguismo, ou seja, o professor pode trabalhar em conjunto com um intérprete durante as aulas a fim de atender o aluno surdo, considerando suas necessidades pessoais. Além disso, os conteúdos devem ser ensinados em duas línguas, a fim de promover o aprendizado de Libras para os ouvintes. Nesse contexto, possivelmente haverá como resultado a socialização entre os alunos da classe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais