Buscar

Sobre os cuidadores de idosos portadores da doença de Alzheimer, é correto afirmar que: a) O cuidado é exercido exclusivamente por profissionais da...

Sobre os cuidadores de idosos portadores da doença de Alzheimer, é correto afirmar que:
a) O cuidado é exercido exclusivamente por profissionais da saúde.
b) A preocupação com a qualidade de vida do doente é maior do que com o impacto que a doença exerce sobre os cuidadores.
c) A falta de condições financeiras é um elemento inibidor da possibilidade de contratação de cuidadores.
d) O cuidador secundário é o responsável pelo cuidado em tempo integral.
e) O nível de autopercepção do estresse é o mesmo para todos os cuidadores.
I - O cuidado de uma pessoa idosa demenciada é mais complexo e exigente do que o cuidado de uma pessoa idosa com suas faculdades mentais intactas ou levemente deterioradas.
II - A presença feminina na ação de cuidar caracteriza-se pela continuidade e regularidade, traduzidas em apoios emocionais, serviços como elaboração das refeições, manutenção da higiene da casa, compra de alimentos e outros objetos necessários à sobrevivência de toda a família, suportes de cuidados e, até mesmo, gestão aos bens da pessoa doente.
III - A capacidade de observação e de conhecimento anterior do doente, para avaliar, de pronto, quando há uma mudança de comportamento, são elementos que o idoso só vai ter se a família estiver por perto, se houver vínculos de afeto, atenção e cuidado por parte dos familiares, pois o diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível para início do tratamento.

Essa pergunta também está no material:

Conhecendo o Alzheimer
87 pág.

Alzheimer Universidade Federal de SergipeUniversidade Federal de Sergipe

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra I - O cuidado de uma pessoa idosa demenciada é mais complexo e exigente do que o cuidado de uma pessoa idosa com suas faculdades mentais intactas ou levemente deterioradas. As outras alternativas estão incorretas: a) O cuidado pode ser exercido por profissionais da saúde, mas também por familiares ou cuidadores informais. b) A preocupação com a qualidade de vida do doente é importante, mas o impacto que a doença exerce sobre os cuidadores também é relevante. c) A falta de condições financeiras pode ser um fator limitante, mas não é o único. d) O cuidador primário é o responsável pelo cuidado em tempo integral. e) O nível de autopercepção do estresse pode variar de acordo com cada cuidador. As afirmações I, II e III são verdadeiras e complementares, destacando a importância do cuidado de familiares e cuidadores informais no diagnóstico precoce e no tratamento da doença de Alzheimer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais