Buscar

Existem pelo menos duas razões que justificam a importância do estudo da filosofia grega para a compreensão do Direito. Em primeiro lugar, é no con...

Existem pelo menos duas razões que justificam a importância do estudo da filosofia grega para a compreensão do Direito. Em primeiro lugar, é no contexto da filosofia antiga que surgem as primeiras respostas para perguntas como “o que é o Direito?”, “no que o Direito se fundamenta?” e “qual é a finalidade do Direito?”. Em segundo lugar, os responsáveis pela própria formulação de tais questionamentos são justamente os filósofos gregos. Assim, na medida em que foram eles que estabeleceram as bases do debate, não seria exagero afirmar que toda a história da filosofia do Direito não passa de uma reação aos questionamentos levantados e às respostas oferecidas por filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Para que você possa avaliar melhor tanto as respostas quanto os questionamentos levantados pelos antigos acerca do Direito, propomos uma pequena reflexão acerca do contexto histórico do seu surgimento — a crise da visão mitológica da realidade.

 

Neste sentido. com base no capítulo Filosofia do Direito na antiguidade, do livro Filosofia Geral e Jurídica, discorra sobre a visão mitológica de realidade para uma visão de realidade fundada na razão.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na visão mitológica de realidade, a explicação para os fenômenos naturais e sociais era atribuída a deuses e seres sobrenaturais. A razão não era utilizada para compreender o mundo, mas sim a imaginação e a fantasia. Já na visão de realidade fundada na razão, a explicação para os fenômenos naturais e sociais é buscada através da observação, da experimentação e da reflexão crítica. A razão é utilizada para compreender o mundo e para buscar respostas para as perguntas fundamentais da existência humana, como o que é o Direito, no que ele se fundamenta e qual é a sua finalidade. A filosofia grega foi fundamental para a transição da visão mitológica de realidade para a visão de realidade fundada na razão, pois os filósofos gregos foram os primeiros a questionar as explicações mitológicas e a buscar respostas racionais para as questões fundamentais da existência humana.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais