Buscar

Na hora de solicitar um empréstimo ao banco também é importante ter conhecimentos de Matemática Financeira, pois conhecer conceitos de juros, aplic...

Na hora de solicitar um empréstimo ao banco também é importante ter conhecimentos de Matemática Financeira, pois conhecer conceitos de juros, aplicação, investimento fará você conversar com o gerente do banco na mesma linguagem. Segundo Rovina (2009, p. 5), a Matemática Financeira é “incompreendida por muitos e amada por poucos”. No entanto, conforme vimos, não podemos negar sua utilidade, tanto para pessoas comuns, clientes, quanto empresa ou grande corporação. Como profissionais da área da educação, podemos assegurar que, se entendemos para que serve uma ciência, temos maior aceitação com seus conceitos e por consequência melhor aprendizagem. Rovina (ibidem, p. 5) conceitua a Matemática Financeira, conforme o próprio nome indica, como um dos inúmeros ramos da Matemática, que surgiu da necessidade de termos que lidar com o dinheiro ao longo do tempo. Para a Matemática usual, aquela que sempre aprendemos, dois sempre é igual a dois, mas para a Matemática Financeira essa informação é insuficiente, pois, além de quantificar, ou seja, dizer que dois é igual a dois, precisa situar o momento temporal, ou seja, dois só é igual a dois, se, e somente se, os dois valores estiverem situados no mesmo momento temporal, ou, melhor falando, na mesma data. Então, a partir dos conceitos gerais de Matemática Financeira, vamos conceituar os recursos necessários para pensá-la:
Capital
Montante
Taxa de juros
Juros
Desconto
Período
Investimento
Empréstimo
Amortização
A Matemática Financeira é uma área da matemática que estuda o valor do dinheiro no tempo.
A taxa de juros é um coeficiente que determina as correções monetárias, sempre expressas em porcentagem (%).
O montante é o valor do dinheiro no futuro.
O capital é o valor principal de uma operação, ou seja, do dinheiro em um momento inicial.
O desconto é o abatimento sobre uma operação financeira; é proporcional à taxa de juros e ao período considerado.
O período são os prazos envolvidos na operação financeira.
O investimento é uma operação financeira em que se faz aplicação de um valor e espera recebê-lo acrescido dos juros incorridos no período.
O empréstimo é uma operação financeira na qual se buscam recursos no mercado para fazer frente às necessidades das mais variadas espécies.
A amortização é a antecipação de pagamentos de operação de financiamentos, na qual se fazem necessários os conceitos de valor atual e futuro.

Essa pergunta também está no material:

69 pág.

Matemática Financeira Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto, podemos afirmar que a Matemática Financeira é uma área da matemática que estuda o valor do dinheiro no tempo, e é importante para quem deseja solicitar um empréstimo ao banco, pois permite que o cliente converse com o gerente na mesma linguagem e compreenda conceitos como capital, montante, taxa de juros, juros, desconto, período, investimento e amortização. A taxa de juros é um coeficiente que determina as correções monetárias, sempre expressas em porcentagem (%), e o montante é o valor do dinheiro no futuro. O capital é o valor principal de uma operação, ou seja, do dinheiro em um momento inicial, e o desconto é o abatimento sobre uma operação financeira, proporcional à taxa de juros e ao período considerado. O período são os prazos envolvidos na operação financeira, o investimento é uma operação financeira em que se faz aplicação de um valor e espera recebê-lo acrescido dos juros incorridos no período, e o empréstimo é uma operação financeira na qual se buscam recursos no mercado para fazer frente às necessidades das mais variadas espécies. A amortização é a antecipação de pagamentos de operação de financiamentos, na qual se fazem necessários os conceitos de valor atual e futuro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais