Buscar

As proteínas que fazem parte da membrana são sintetizadas no retículo endoplasmático granuloso, modificadas no complexo de Golgi e transportadas pa...

As proteínas que fazem parte da membrana são sintetizadas no retículo endoplasmático granuloso, modificadas no complexo de Golgi e transportadas para a superfície celular em membranas de vesículas de transporte. Sobre as proteínas transmembrana, é correto afirmar que:
A) São proteínas fracamente ligadas a moléculas da membrana e podem ser extraídas facilmente.
B) São proteínas que não atravessam a bicamada totalmente.
C) São proteínas que se ancoram apenas por meio do glicosilfosfatidilinositol (GPI).
D) São proteínas que não exercem funções importantes na célula.
E) São proteínas que não podem ser classificadas em proteínas de passagem única e proteínas de passagem múltipla.
A afirmativa A está incorreta, pois as proteínas transmembrana são fortemente ligadas a moléculas da membrana e só podem ser extraídas por tratamentos drásticos, como o uso de detergentes.
A afirmativa B está incorreta, pois a maioria das proteínas transmembrana atravessa a bicamada totalmente e são denominadas proteínas transmembrana.
A afirmativa C está incorreta, pois as proteínas transmembrana se ancoram de diversas maneiras na bicamada lipídica, não apenas por meio do glicosilfosfatidilinositol (GPI).
A afirmativa D está incorreta, pois as proteínas transmembrana exercem funções muito importantes na célula, como agir como poros funcionais por onde transitam íons e moléculas, e outras agem como receptores.
A afirmativa E está incorreta, pois as proteínas transmembrana podem ser classificadas em proteínas de passagem única e proteínas de passagem múltipla.
A) A afirmativa A está incorreta.
B) A afirmativa B está incorreta.
C) A afirmativa C está incorreta.
D) A afirmativa D está incorreta.
E) A afirmativa E está incorreta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) São proteínas que não exercem funções importantes na célula. Essa afirmativa está incorreta, pois as proteínas transmembrana exercem funções muito importantes na célula, como agir como poros funcionais por onde transitam íons e moléculas, e outras agem como receptores. As demais afirmativas estão incorretas por motivos descritos na descrição da pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais