Logo Passei Direto
Buscar
Lucas tem 17 anos e é jovem aprendiz em uma
indústria do setor calçadista. Sobre sua situação em
relação ao regime previdenciário, é correto afirmar:

Mesmo sendo jovem aprendiz, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social.
É menor de idade, por isso não poderá ser filiado a qualquer regime previdenciário.
Por ser jovem aprendiz, poderá filiar-se ao regime geral de previdência social, facultativamente.
Poderá filiar-se apenas aos regimes privados de previdência social.
Poderá filiar-se ao regime próprio de servidores públicos, facultativamente, se seu vínculo de jovem aprendiz for em algum órgão público.
a) Mesmo sendo jovem aprendiz, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social.
b) É menor de idade, por isso não poderá ser filiado a qualquer regime previdenciário.
c) Por ser jovem aprendiz, poderá filiar-se ao regime geral de previdência social, facultativamente.
d) Poderá filiar-se apenas aos regimes privados de previdência social.
e) Poderá filiar-se ao regime próprio de servidores públicos, facultativamente, se seu vínculo de jovem aprendiz for em algum órgão público.
User badge image
Matematicamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) Mesmo sendo jovem aprendiz, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social. - Correto. O jovem aprendiz é considerado segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), mesmo sendo menor de idade. b) É menor de idade, por isso não poderá ser filiado a qualquer regime previdenciário. - Incorreto. Menores de idade podem ser filiados ao RGPS. c) Por ser jovem aprendiz, poderá filiar-se ao regime geral de previdência social, facultativamente. - Incorreto. A filiação ao RGPS é obrigatória para o jovem aprendiz. d) Poderá filiar-se apenas aos regimes privados de previdência social. - Incorreto. O jovem aprendiz pode se filiar ao RGPS, que é público. e) Poderá filiar-se ao regime próprio de servidores públicos, facultativamente, se seu vínculo de jovem aprendiz for em algum órgão público. - Incorreto. O jovem aprendiz não é servidor público e, portanto, não se filia ao regime próprio. A alternativa correta é: a) Mesmo sendo jovem aprendiz, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) Mesmo sendo jovem aprendiz, é segurado obrigatório do regime geral de previdência social. Isso ocorre porque, mesmo sendo menor de idade e com contrato de trabalho especial, o jovem aprendiz é considerado um trabalhador e, portanto, deve contribuir para o INSS como segurado obrigatório do regime geral de previdência social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os institutos de previdência social de regime
público são responsáveis por administrar o Regime
Geral de Previdência Social e o Regime Próprio de
Previdência dos Servidores. Sobre os institutos de
previdência, é correto afirmar:

O servidor de determinado município pode escolher sua filiação: no instituto de previdência de seu Estado ou do Município onde atua.
Os benefícios previdenciários previstos para os servidores públicos são semelhantes àqueles previstos para os trabalhadores em geral, sendo que, muitas vezes, apenas o nome é alterado.
O INSS é de abrangência nacional, porém o trabalhador poderá ser filiado a outro instituto de previdência, na sua região.
São os institutos de previdência estaduais que regulamentam a previdência dos servidores de cada Estado e de seus respectivos municípios.
Os benefícios previdenciários previstos para os trabalhadores em geral e para os servidores públicos, independente da esfera onde atuam, são os mesmos.
a) O servidor de determinado município pode escolher sua filiação: no instituto de previdência de seu Estado ou do Município onde atua.
b) Os benefícios previdenciários previstos para os servidores públicos são semelhantes àqueles previstos para os trabalhadores em geral, sendo que, muitas vezes, apenas o nome é alterado.
c) O INSS é de abrangência nacional, porém o trabalhador poderá ser filiado a outro instituto de previdência, na sua região.
d) São os institutos de previdência estaduais que regulamentam a previdência dos servidores de cada Estado e de seus respectivos municípios.
e) Os benefícios previdenciários previstos para os trabalhadores em geral e para os servidores públicos, independente da esfera onde atuam, são os mesmos.

O regime de previdência privada difere do regime
público em diversos aspectos. Sobre o regime privado, é correto afirmar:

É uma boa opção para os trabalhadores que não exercem atividades remuneradas e, por isso, não podem aderir ao RGPS.
Divide-se em duas espécies, aberta e fechada, sendo que ambas podem ser objeto de contratação por qualquer pessoa, desde que desempenhe atividade remunerada.
A previdência privada é oferecida pelo INSS, que também rege o regime geral de previdência social.
É de caráter facultativo e de contribuição obrigatória para os profissionais de determinada categoria profissional.
É de caráter facultativo e complementar, de forma que se caracteriza como uma opção para aqueles que se aposentam com valores menores que o teto do INSS, mesmo que, na ativa, percebessem valores maiores.
a) É uma boa opção para os trabalhadores que não exercem atividades remuneradas e, por isso, não podem aderir ao RGPS.
b) Divide-se em duas espécies, aberta e fechada, sendo que ambas podem ser objeto de contratação por qualquer pessoa, desde que desempenhe atividade remunerada.
c) A previdência privada é oferecida pelo INSS, que também rege o regime geral de previdência social.
d) É de caráter facultativo e de contribuição obrigatória para os profissionais de determinada categoria profissional.
e) É de caráter facultativo e complementar, de forma que se caracteriza como uma opção para aqueles que se aposentam com valores menores que o teto do INSS, mesmo que, na ativa, percebessem valores maiores.

Mais conteúdos dessa disciplina