Buscar

Leia a notícia abaixo a respeito da sanção pela então presidente da República da chamada lei “anticorrupção”, que envolve responsabilização de pess...

Leia a notícia abaixo a respeito da sanção pela então presidente da República da chamada lei “anticorrupção”, que envolve responsabilização de pessoa jurídica e também física, e depois responda ao que se pede.

As companhias ficam passíveis de multas de até 20% de seu faturamento bruto (ou de até R$ 60 milhões, caso o faturamento não possa ser calculado), dependendo da gravidade e dos valores envolvidos nas infrações.

A lei estabelece novos atos lesivos à administração pública, passíveis de punição direta da empresa, além das eventuais responsabilizações de seus dirigentes.

Entre eles: oferecer vantagem indevida a funcionário público ou pessoas a ele relacionada, como parentes; uso de laranjas; e fraude em licitações, incluindo acordos prévios com concorrentes.

A nova lei também cria o "acordo de leniência", uma espécie de delação premiada. Por esse acordo, a empresa que identificar outros envolvidos nas ilegalidades, e o fornecimento de documentos que ajudem a acelerar a investigação.

Caso cooperem, as empresas ficam livres da possibilidade de terem seus bens bloqueados ou mesmo de terem suas atividades suspensas. Além disso, a multa é reduzida em dois terços.

A lei cria, ainda, o Cadastro Nacional de Empresas Punidas, que dará publicidade às pessoas jurídicas enquadradas na lei. (DILMA sanciona projeto que pune empresa por atos de corrupção. Folha de São Paulo, 01/08/13.)

A “lei anti-corrupção”:

Escolha uma opção:


Leva as empresas a considerarem a Ética como um fim e não um instrumento
A lei não interfere na questão Ética porque ações econômicas não podem ser avaliadas moralmente
A lei pode tornar as empresas mais éticas porque favorece a autonomia moral
A lei pode estimular as empresas a darem mais atenção às suas ações, mas não as tornará mais éticas porque ações heterônomas podem ser certas mas não morais

Essa pergunta também está no material:

Teste 2 Etica e Cidadania tentativa 1 nota 10
5 pág.

Logística Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A lei pode tornar as empresas mais éticas porque favorece a autonomia moral.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais