Buscar

183 (UCDB-MS) Foi realizado o seguinte procedimento no laboratório: a um béquer contendo 50,0 mL de água destilada adicionou-se KCl sólido em porçõ...

183 (UCDB-MS) Foi realizado o seguinte procedimento no laboratório: a um béquer contendo 50,0 mL de água destilada adicionou-se KCl sólido em porções de 5,0 g cada. Obteve-se das três primeiras adições, após agitação e repouso, uma solução límpida. Na quarta adição observou-se a permanência de um resíduo não dissolvido e na quinta adição não houve mais a solubilização do KCl. Essa solução foi então filtrada, e o precipitado seco. A massa deste foi determinada como sendo 6,0 g. Considere as afirmacoes seguintes sobre esse procedimento. I. O filtrado é uma solução saturada de KCl em água. II. O coeficiente de solubilidade do KCl é 38 g/100 mL de água (dágua % 1,0 g/mL) à temperatura do experimento. III. Após a quarta adição obteve-se uma mistura heterogênea, e nenhuma partícula de KCl da quinta adição passa para a solução. Escolha a alternativa correta. a) Somente III está correta. b) Todas estão corretas. c) I e III estão corretas. d) Somente II está correta. e) I e II estão corretas.

I. O filtrado é uma solução saturada de KCl em água.
II. O coeficiente de solubilidade do KCl é 38 g/100 mL de água (dágua % 1,0 g/mL) à temperatura do experimento.
III. Após a quarta adição obteve-se uma mistura heterogênea, e nenhuma partícula de KCl da quinta adição passa para a solução.
a) Somente III está correta.
b) Todas estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) Somente II está correta.
e) I e II estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I e III estão corretas. Justificativa: I. O filtrado é uma solução saturada de KCl em água, pois após a quarta adição, a solução ficou saturada e não foi possível dissolver mais KCl. III. Após a quarta adição obteve-se uma mistura heterogênea, e nenhuma partícula de KCl da quinta adição passa para a solução, pois a solução já estava saturada e não era possível dissolver mais KCl. A afirmativa II está incorreta, pois o coeficiente de solubilidade do KCl é de 34 g/100 mL de água a 25°C, e não 38 g/100 mL como afirmado na questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais