Buscar

O que é a teoria de detecção de sinais? A teoria de detecção de sinais é utilizada quando a decisão em relação ao estímulo não é um receptor passi...

O que é a teoria de detecção de sinais?

A teoria de detecção de sinais é utilizada quando a decisão em relação ao estímulo não é um receptor passivo de informações, mas faz ativamente avaliações difíceis de percepção em condições de incerteza, de modo que a detecção do sinal se torna mais sistemática.
Os pesquisadores incluem no experimento estímulos iguais (catch trials) que, na realidade, não apresentam qualquer mudança no estímulo (ruído) e a resposta é verificada.
Na terminologia da teoria de detecção de sinais, um acerto significa dizer “sim” a um estímulo, um erro envolve dizer “não” a um estímulo; um alarme falso equivale a dizer “sim” a uma mudança inexistente; e uma rejeição correta implica responder “não” corretamente.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria de detecção de sinais é uma abordagem utilizada para explicar como as pessoas tomam decisões em situações de incerteza, quando precisam distinguir entre um sinal (informação relevante) e o ruído (informação irrelevante). Essa teoria é aplicada em diversas áreas, como psicologia, engenharia, medicina, entre outras. A teoria de detecção de sinais é baseada em quatro conceitos principais: acerto, erro, alarme falso e rejeição correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais