Buscar

9. (Unifesp) Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de aceleração, ao a...

9. (Unifesp) Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de aceleração, ao atingir a altura de 100 m, sua velocidade linear é constante e de módulo igual a 20,0 m/s. Alguns segundos após atingir essa altura, um de seus conjuntos de instrumentos desprende-se e move-se livremente sob a ação da força gravitacional. A figura fornece o gráfico da velocidade vertical, em m/s, do conjunto de instrumentos desprendido como função do tempo, em segundos, medido no intervalo entre o momento em que ele atinge a altura de 100 m até o instante em que, ao retornar, toca o solo.

0

y

2 4

v (t) (m/s)

t (s)

a) Determine a ordenada y do gráfico no instante t 5 0 s e a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS.

b) Calcule, através dos dados fornecidos pelo gráfico, a aceleração gravitacio-
nal do local e, considerando dXX 2  5 1,4, determine o instante no qual o con-
junto de instrumentos toca o solo ao retornar.

a) A ordenada y do gráfico é 20 m/s e a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS é 140 m.
b) A aceleração gravitacional do local é 10 m/s² e o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar em t = 9,6 s.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A aceleração gravitacional do local é 10 m/s² e o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar em t = 9,6 s. Para a letra a), podemos observar que a ordenada y do gráfico no instante t = 0 s é 0 m/s e que a velocidade vertical do conjunto de instrumentos é constante a partir do instante em que ele atinge a altura de 100 m. Portanto, a ordenada y do gráfico no instante t = 5 s será igual a 20 m/s. Para a letra b), podemos utilizar a equação da posição em função do tempo para determinar a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS: y = yo + vot + (at²)/2 y = 0 + 0 + (10/2) x (5²) y = 125 m Assim, a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS é de 125 m. Podemos calcular a aceleração gravitacional do local utilizando a equação da velocidade em função do tempo: v = vo + at 20 = 0 + a x 5 a = 4 m/s² Como a aceleração gravitacional é de 10 m/s², podemos concluir que o conjunto de instrumentos sofreu uma desaceleração devido à resistência do ar. Para determinar o instante em que o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar, podemos observar que ele retorna ao solo quando sua velocidade vertical é igual a zero. Pelo gráfico, podemos ver que isso ocorre em t = 9,6 s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais