Buscar

What was the reason for the tensions between colony and metropolis in Brazil during the period of the Revolution of Porto? A série de medidas toma...

What was the reason for the tensions between colony and metropolis in Brazil during the period of the Revolution of Porto?

A série de medidas tomadas pelas Cortes tornou patente a nova orientação assumida em relação ao Brasil, revelando as intenções de restringir a autonomia administrativa da colônia, limitar a liberdade de comércio, restabelecer monopólios e privilégios que os portugueses haviam usufruído anteriormente à transferência da Corte portuguesa para o Brasil.
Os representantes brasileiros em Lisboa, em número inferior ao dos representantes portugueses, nada poderiam fazer em defesa dos interesses brasileiros.
Os propósitos recolonizadores das Cortes tinham agravado a tensão entre colônia e metrópole, pondo em risco a solução de compromisso almejada pela maioria dos que compunham a classe dominante do Brasil.
A aversão às formas populares de governo, a desconfiança em relação à massa ignara que compunha a maioria da população, o receio da revolta de escravos que a situação revolucionária poderia propiciar levaram os líderes brasileiros a romper com a monarquia portuguesa.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o período da Revolução do Porto, as tensões entre a colônia e a metrópole em relação ao Brasil foram agravadas pelas medidas tomadas pelas Cortes, que pretendiam restringir a autonomia administrativa da colônia, limitar a liberdade de comércio, restabelecer monopólios e privilégios que os portugueses haviam usufruído anteriormente à transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Os representantes brasileiros em Lisboa, em número inferior ao dos representantes portugueses, nada poderiam fazer em defesa dos interesses brasileiros. Os propósitos recolonizadores das Cortes tinham agravado a tensão entre colônia e metrópole, pondo em risco a solução de compromisso almejada pela maioria dos que compunham a classe dominante do Brasil. A aversão às formas populares de governo, a desconfiança em relação à massa ignara que compunha a maioria da população, o receio da revolta de escravos que a situação revolucionária poderia propiciar levaram os líderes brasileiros a romper com a monarquia portuguesa.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina