Buscar

É possíVel a aplicação comblnáda de leis penais como resposta à prática de um determinado fato delituosó? Discute-se acerca da possibilidade da co...

É possíVel a aplicação comblnáda de leis penais como resposta à prática de um determinado fato delituosó?

Discute-se acerca da possibilidade da combinação de várias leis para beneficiar o agente.
Tem-se os seguintes entendimentos:
1°) Não é possível, haja vista que os princípios da ultra-ativida­de e da retroatividade da /ex mitior não autorizam a combinação de duas normas que se confiitam no tempo para se extrair uma terceira que beneficie o réu.
2°) É possível, uma vez que, se pode o todo, não teria problema escolher parte de um todo e parte de outro, atendendo, assim, os princípios da ultra-atividade e retroatividade benéficas.
Trata-se de entendimento minoritário.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A aplicação combinada de leis penais é possível, desde que não haja conflito entre elas. É importante respeitar os princípios da ultra-atividade e da retroatividade da lex mitior, que garantem a aplicação da lei mais benéfica ao réu. No entanto, é preciso analisar caso a caso para verificar se a combinação de leis é possível e benéfica ao réu. O entendimento majoritário é de que a combinação de leis penais não é possível quando há conflito entre elas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais