Buscar

Em relação ao princípio da territorialidade no direito penal, analise as seguintes afirmativas: I- Em regra, ao crime praticado no território nacio...

Em relação ao princípio da territorialidade no direito penal, analise as seguintes afirmativas:
I- Em regra, ao crime praticado no território nacional aplica-se a lei brasileira.
II- A lei de outro país pode ser aplicada a um crime praticado no território brasileiro, desde que haja previsão em convenções, tratados e regras de direito internacional.
III- O Brasil ratificou o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, de forma que caso não haja processo e julgamento de certos crimes ocorridos em nosso território, o Tribunal Penal Internacional passará a ser competente para o julgamento.
IV- O princípio da territorialidade é absoluto e não admite exceções.
true
true
true
false
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Justificativa: I- Em regra, ao crime praticado no território nacional aplica-se a lei brasileira. Essa afirmativa está correta, pois o princípio da territorialidade estabelece que a lei do país onde o crime foi cometido é a que deve ser aplicada. II- A lei de outro país pode ser aplicada a um crime praticado no território brasileiro, desde que haja previsão em convenções, tratados e regras de direito internacional. Essa afirmativa também está correta, pois existem casos em que a lei de outro país pode ser aplicada em território brasileiro, desde que haja previsão em tratados internacionais. III- O Brasil ratificou o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, de forma que caso não haja processo e julgamento de certos crimes ocorridos em nosso território, o Tribunal Penal Internacional passará a ser competente para o julgamento. Essa afirmativa está correta, pois o Brasil ratificou o Estatuto de Roma, tornando-se parte do Tribunal Penal Internacional, que tem competência para julgar crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão. IV- O princípio da territorialidade é absoluto e não admite exceções. Essa afirmativa está incorreta, pois existem exceções ao princípio da territorialidade, como nos casos em que a lei de outro país pode ser aplicada em território brasileiro, desde que haja previsão em tratados internacionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais