Buscar

A biologia utiliza-se de estudos paleontológicos para vários fins, um deles é entender o processo evolutivo e a ordem cronológica dos acontecimento...

A biologia utiliza-se de estudos paleontológicos para vários fins, um deles é entender o processo evolutivo e a ordem cronológica dos acontecimentos da vida no planeta. Estes estudos só são possíveis devido a preservação de fósseis. Explique 2 processos de preservação parcial e total que dão origem a estes fósseis.
A preservação total pode ocorrer em casos de rápido soterramento, em regiões de águas subterrâneas ricas em cálcio que neutralizam a acidez das águas intersticiais.
Outra possibilidade para a preservação total é por meio de processos de mumificação, como através do aprisionamento em âmbar, resina secretada por várias espécies de vegetais que pode eventualmente envolver totalmente um inseto, preservando-o.
A preservação parcial (apenas das partes duras) pode ocorrer, por exemplo, por incrustação, quando ocorre a cristalização de minerais na superfície de um organismo, revestindo-o por completo.
Outro processo de preservação parcial é a permineralização, no qual os poros das partes duras do organismo são preenchidas por minerais.

Essa pergunta também está no material:

AP1 Dinâmica da Terra  2016.1  (com gabarito)
3 pág.

Dinâmica da Terra Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem vários processos de preservação parcial e total que dão origem a fósseis. Aqui estão dois exemplos de cada: Preservação Total: 1. Mumificação: ocorre quando um organismo é preservado em um material que impede a decomposição, como a resina de árvores que se transforma em âmbar. O organismo é preservado em sua totalidade, incluindo tecidos moles e partes duras. 2. Soterramento rápido: ocorre quando um organismo é rapidamente coberto por sedimentos, impedindo a ação de decompositores. Isso pode ocorrer em deslizamentos de terra, erupções vulcânicas ou enchentes. O organismo é preservado em sua totalidade, incluindo tecidos moles e partes duras. Preservação Parcial: 1. Incrustação: ocorre quando os restos de um organismo são cobertos por minerais que se cristalizam em sua superfície. Isso pode ocorrer em ambientes com alta concentração de minerais, como fontes termais. Apenas as partes duras do organismo são preservadas. 2. Permineralização: ocorre quando os poros das partes duras do organismo são preenchidos por minerais. Isso pode ocorrer em ambientes com alta concentração de minerais, como rios ou lagos. Apenas as partes duras do organismo são preservadas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais