Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as fontes do Direito, assinale a alternativa incorreta.

a.
As fontes formais são assim chamadas porque dão forma ao Direito.

b.
Consideram-se fontes jurídicas tudo aquilo que origina um Direito.

c.
É um exemplo de fonte formal escrita a Constituição Federal.

d.
O ordenamento jurídico brasileiro não aceita as fontes formais não escritas, já que estas causariam insegurança jurídica.

e.
Fontes materiais são os fatores que motivam a criação do Direito.
User badge image
SOLANGE

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra "d". O ordenamento jurídico brasileiro aceita as fontes formais não escritas, como a jurisprudência e os costumes, que são reconhecidos como fontes do Direito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da finalidade principal do direito, assinale a única alternativa correta. a. Impedir que as minorias tenham acesso às mesmas garantias que as maiorias. b. O direito se reveste como uma ferramenta de dominação de um grupo, por outro que apresente condições mais favoráveis. c. O direito não apresenta função ou objetivo específico. d. Determinar concepções e valores como corretos, marginalizando e excluindo aqueles que não se enquadrarem nessas imposições. e. Viabilizar a convivência social ordenada e pacífica, devendo sempre acompanhar a evolução e as necessidade sociais.

Acerca das características das Teorias da Justiça, marque a alternativa incorreta.
a. Na ideia utilitarista, os interesses da coletividade prevalecerão sobre os interesses de um indivíduo isolado ou de um grupo minoritário.
b. Libertarismo Igualitário, passou a defender que o ideal de justiça só seria concretizável por meio da distribuição igualitária de oportunidades, de riqueza e de ingresso.
c. Para o Utilitarismo, é justo aquilo que gera o máximo de felicidade ao maior número de pessoas, mesmo que uma minoria seja prejudicada.
d. Na visão do Libertarismo, é justo aquilo que respeita a liberdade do indivíduo, desde que não prejudique outras pessoas.
e. Para o Libertarismo, todos têm direito à liberdade, independentemente de prejudicar a liberdade de outra pessoa.

Direito é um vocábulo que apresenta inúmeras definições, a depender da forma como é utilizado. Assinale a alternativa que não contenha uma das conceituações que podem ser atribuídas ao direito.
a. Direito enquanto prerrogativa, faculdade.
b. Direito enquanto ideal de justiça.
c. Direito enquanto instrumento de dominação.
d. Direito enquanto norma jurídica.
e. Direito enquanto ciência.

É exemplo de ramo vinculado ao Direito Privado. a. Direito Civil. b. Direito Administrativo. c. Direito Constitucional. d. Direito Penal. e. Nenhuma das alternativas.

É exemplo de ramo vinculado principalmente ao Direito Público: a. Direito das Famílias. b. Direito Constitucional. c. Nenhuma das alternativas. d. Direito Empresarial. e. Direito Civil.

Sobre a ampla variação do conceito de justiça, sobretudo a partir do conteúdo lecionado em sala de aula, está incorreto dizer que os elementos do atual conceito de Justiça devem se pautar na:
a. Exigibilidade.
b. Atributividade.
c. Parcialidade/pessoalidade.
d. Alteridade.
e. Igualdade.

Sobre as noções e definições de justiça, assinale a alternativa correta.
a. A noção de justiça em nada relaciona-se ao direito.
b. No século XX, o filósofo John Rawls, um dos principais nomes da Teoria de Justiça do Libertarismo Igualitário, passou a defender que o ideal de justiça só seria concretizável por meio da distribuição desigual de oportunidades, de riqueza e de ingresso.
c. A noção de justiça é atemporal, permanecendo a mesma no transcorrer dos tempos, portanto não tem qualquer ligação com o direito.
d. Para Aristóteles, justiça é dar a cada um aquilo que é seu, isto é, dar às pessoas o que elas merecem por direito.
e. Para Miguel Reale (2002), o direito compreende um conjunto de leis e de prescrições e não possui caráter obrigatório.

Mais conteúdos dessa disciplina