Buscar

A repartição de receitas tributárias é tema bastante exigido nas provas de concursos públicos. Sua disciplina consta dos arts. 157 a 162 da CF. Com...

A repartição de receitas tributárias é tema bastante exigido nas provas de concursos públicos. Sua disciplina consta dos arts. 157 a 162 da CF. Como é sabido, à União competem mais impostos do que aos Municípios, Distrito Federal e Estados-membros da Federação. A soma algébrica dos impostos municipais (três) e estaduais (três) não excede o número de impostos federais (nove ao todo). Saliente-se que competem ao DF os três impostos municipais e os três impostos estaduais. Ante o tamanho desequilíbrio de competências, com nítida concentração de renda nos cofres da União, o legislador houve por bem estabelecer a repartição de suas receitas, cabendo à União o repasse de valores aos Estados e Distrito Federal, e, aos Estados, o repasse de valores aos Municípios. Fato é que estes – os Municípios – não deverão realizar quaisquer repasses, somente deles integrar, absorvendo-os, em função da inexistência de entidade subalterna. Seguindo o mesmo raciocínio, o Distrito Federal, por não ser formado por municípios, não os fará. Dessa forma, os Municípios e o Distrito Federal não repartem, somente se beneficiam da repartição. As transferências tributárias constitucionais da União para os Estados e Municípios podem ser classificadas em transferências diretas (repasse de parte da arrecadação para determinado governo) ou transferências indiretas (mediante a formação de Fundos Especiais). Entretanto, independentemente da classificação, as transferências sempre ocorrem do governo de maior nível para os de menores níveis, quais sejam: da União para Estados e Distrito Federal; da União para Municípios; ou dos Estados para Municípios. Memorize as transferências diretas feitas da União:
A soma algébrica dos impostos municipais (três) e estaduais (três) excede o número de impostos federais (nove ao todo).
Os Municípios e o Distrito Federal realizam repasses de valores aos Estados.
As transferências tributárias constitucionais da União para os Estados e Municípios podem ser classificadas em transferências diretas ou indiretas.
As transferências diretas sempre ocorrem do governo de menor nível para o de maior nível.

a) Apenas a afirmativa III está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois a soma algébrica dos impostos municipais (três) e estaduais (três) não excede o número de impostos federais (nove ao todo), conforme mencionado no texto. A afirmativa II está correta, pois os Municípios e o Distrito Federal realizam repasses de valores aos Estados, conforme mencionado no texto. A afirmativa III está correta, pois as transferências tributárias constitucionais da União para os Estados e Municípios podem ser classificadas em transferências diretas ou indiretas, conforme mencionado no texto. A afirmativa IV está incorreta, pois as transferências diretas sempre ocorrem do governo de menor nível para o de maior nível, conforme mencionado no texto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais