Buscar

A partir do surgimento da psicologia humanista, surgiu na psicologia uma terceira grande força com o behaviorismo e a psicanálise. O fundador da p...


A partir do surgimento da psicologia humanista, surgiu na psicologia uma terceira grande força com o behaviorismo e a psicanálise. O fundador da psicologia humanista é Abraham Maslow. Sobre a criação do movimento da psicologia humanista e seus preceitos, analise as proposições e assinale a alternativa correta:

I. Maslow organizou os psicólogos que tinham ideias que não corroboravam as duas grandes vertentes da psicologia da época (comportamentalismo e psicanálise) para que se unissem e criassem uma vertente. Entre esses nomes destaca-se o de Carl Rogers, criador da abordagem centrada na pessoa.

II. Fazendo oposição aos comportamentalistas, os humanistas criticavam a ideia de desumanização do homem. Contestavam que seria impossível que todos os comportamentos humanos fossem catalogados, e só assim conseguiriam obter meios para estudar de verdade toda a conduta humana.

III. A principal crítica à psicanálise era que, mesmo que ela mantivesse a subjetividade da natureza humana, a colocava apenas por um viés negativo, não havendo estudos sobre as virtudes humanas como generosidade, bondade, alegria e obstinação.

A. 

Apenas a I está correta.

B. 

Apenas a II está correta.

C. 

As afirmativas I e II estão corretas.

D. 

Apenas a afirmativa III está correta.

E. 

As afirmativas I e III estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "As afirmativas I e III estão corretas". A proposição I está correta, pois Abraham Maslow foi um dos fundadores da psicologia humanista e organizou psicólogos que tinham ideias diferentes das vertentes da época para criar uma nova abordagem. Entre esses nomes destaca-se o de Carl Rogers, criador da abordagem centrada na pessoa. A proposição III também está correta, pois a psicologia humanista criticava a psicanálise por não estudar as virtudes humanas, como generosidade, bondade, alegria e obstinação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais